Recorde aqui as incidências do encontro
Com a vitória, o Vasco está garantido na disputa da Taça Sul-Americana da próxima temporada. Os cariocas chegaram aos 47 pontos, três à frente do próprio Atlético.

No primeiro jogo após perder o título da Taça Libertadores para o Botafogo, o Galo voltou a mostrar sérios problemas, displicências que custaram caro e que colocam em risco até mesmo a continuidade de Gabriel Milito no clube mineiro.
O Atlético Mineiro completou o 12.º jogo sem vitórias em todos os torneios, uma derrocada a todos os níveis que, inclusive, já comprometeu a próxima temporada alvinegra. O Galo está matematicamente fora da Libertadores do próximo ano e pode até mesmo não disputar a Sul-Americana em 2024, dependendo dos resultados do encerramento do torneio nacional.
Para o Vasco, todavia, o jogo significou um grande alívio, aplacando um pouco da grande pressão sofrida pela sequência negativa. Foi também a primeira vitória do Gigante da Colina sob o comando do interino Felipe Maestro.
Foi um jogo de muita entrega das equipas, num gramando pesado devido à chuva que não cessou durante o duelo. O grande trunfo vascaíno foi uma exibição de qualidade de Coutinho que, inclusive, marcou o segundo gol no Brasileirão, os dois contra o Galo.