Mais

Cruzeiro bate Fluminense no Maracanã (0-2) e assume liderança do Brasileirão

Kaio Jorge se isolou na artilharia do Brasileirão
Kaio Jorge se isolou na artilharia do BrasileirãoRodrigo Ferreira /Cruzeiro
O Cruzeiro venceu o Fluminense por 2-0 no Maracanã, em jogo que encerrou a 14.ª jornada do Brasileirão. Fabrício Bruno e Kaio Jorge marcaram os golos da Raposa, numa partida que ficou ainda marcada pela despedida do avançado Jhon Arias do Fluminense.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Fluminense tentou assumir a iniciativa do jogo, mas encontrou pela frente um Cruzeiro bem organizado defensivamente, que não se deixou incomodar pela maior posse de bola dos donos da casa. A organização da equipa orientada por Leonardo Jardim exigiu máxima precisão ao Tricolor, que acabou castigado sempre que falhou.

Após uma indefinição da defesa na hora de afastar o perigo, Fábio fez uma grande defesa e desviou para canto. Na sequência do pontapé de canto, Matheus Pereira colocou a bola na cabeça do central Fabrício Bruno, que assinou um cabeceamento exemplar, para baixo, sem hipótese de defesa, aproveitando a liberdade concedida pela marcação.

O Fluminense pareceu sentir o golpe e acabou por sofrer o segundo golo apenas cinco minutos depois, novamente com assistência de Pereira. O contra-ataque azul revelou-se fatal, com um cruzamento rasteiro a encontrar o avançado Kaio Jorge, que se antecipou à defesa para desviar e aumentar a vantagem da Raposa. A desilusão foi evidente nas bancadas, com os adeptos da equipa da casa a esquecer a recente campanha no Mundial e a assobiar a equipa na saída para o intervalo.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

Na segunda parte, o Fluminense tentou reagir e assumiu uma postura mais ofensiva, pressionando bastante. O Cruzeiro soube sofrer, defendeu-se bem e evitou que a sua baliza fosse violada, o que colocaria em risco tudo o que havia construído na primeira metade.

À medida que o Fluminense se lançava no ataque, os visitantes iam ameaçando sentenciar o jogo em contra-ataque, mantendo a tensão nas bancadas com uma derrota que parecia cada vez mais inevitável. O desespero dos cariocas tornou ainda mais difícil a missão de reduzir a desvantagem.

A trave de Cássio ainda foi acertada, mas os mineiros revelaram mérito na forma como resistiram e levaram para casa uma vitória fundamental, que reforça a sua candidatura ao título.

A despedida de Arias

Com este resultado, o Fluminense mantém-se na 7.ª posição, com 20 pontos. Já o Cruzeiro assume a liderança do Brasileirão, aproveitando os deslizes de Flamengo e Red Bull Bragantino, somando agora 30 pontos, mais três do que os seus principais concorrentes.

Nem a motivação extra de ter Jhon Arias a disputar a sua última partida pelo clube - a sua transferência para o Wolverhampton deverá ser anunciada em breve - foi suficiente para o Tricolor alcançar um resultado positivo.

Frente a uma das equipas mais consistentes deste Brasileirão, o Fluminense sentiu as dificuldades impostas pela postura e pela qualidade técnica e tática do Cruzeiro, que alcança assim uma série de nove jogos sem perder na Série A. Por sua vez, os cariocas veem chegar ao fim uma sequência de três jogos sem conhecer a derrota na competição.