Mais

De Memphis Depay a Gonzalo Plata: os 10 melhores golos do futebol brasileiro em 2024

Memphis causou um impacto imediato na sua chegada ao futebol brasileiro
Memphis causou um impacto imediato na sua chegada ao futebol brasileiroRicardo Moreira/Getty Images South America/Getty Images via AFP

No Brasil, a temporada acabou. O futebol brasileiro está de férias, mas foi um ano de destaques. Nada melhor do que relembrar grandes atuações através dos golos mais bonitos marcados em 2024.

Selecionamos os 10 melhores. Mas, claro, fizemos enções honrosas a esta lista. Afinal, não faltaram golos no futebol brasileiro.

Confira abaixo a lista do Flashscore e reviva alguns dos grandes momentos de 2024.

Alerrandro - Vitória 2-2 Cruzeiro 

Alerrandro, o melhor marcador do Brasileirão, marcou o golo mais bonito do torneio numa partida contra o Cruzeiro na 23.ª jornada. João Marcelo tentou afastar, mas a bola sobrou para o avançado do Vitória, que rematou de bicicleta e bateu o experiente Cássio.

Wesley - Internacional 2-0 Criciúma 

Wesley teve um 2024 brilhante com a camisola do Internacional. O seu melhor golo pelo Colorado aconteceu na 32.ª jornada do Brasileirão, quando bateu a defesa do Criciúma nos descontos do segundo tempo. Marcelo Hermes e Tobias Figueiredo ficaram pelo caminho e Alisson nada pôde fazer para impedir o cruzamento.

Juan Batista - América SP 0-1 Taquaritinga 

Um dos golos mais bonitos do país em 2024 aconteceu na Série A4 do Paulistão. Juan Batista, camisola 10 do Taquaritinga, apontou um hat-trick contra o América SP. Partiu do meio-campo, ganhou de quatro adversários e ainda driblou o guarda-redes para brilhar no estádio Teixeirão.

Memphis Depay - Corinthians 3-0 Bahia

A chegada de Memphis ao futebol brasileiro causou um grande impacto. Não só a nível mediático, mas também a nível técnico. O artilheiro da seleção neerlandesa marcou dois belos golos no Brasileirão desta temporada. O primeiro foi na vitória por 3-0 sobre o Bahia, na Arena Neo Quimica, num jogo importantíssimo por uma vaga na Pré-Libertadores.

Aos 14 minutos do primeiro tempo, o ex-jogador de Barcelona e Atlético foi derrubado perto da área e assumiu a responsabilidade na hora de bater o livre. Foi um remate potente, sem hipóteses de defesa para Adriel.

O outro grande golo de Memphis aconteceu no último jogo da época, a vitória por 3-0 sobre o Grémio. Alex Santana entrou na área e rematou em cima de Caique, mas a bola sobrou para Memphis, que ajeitou o corpo e fez um golaço.

Wesley - Corinthians 3-0 Fluminense 

Antes de partir para o Al-Nassr, Wesley fez um jogo memorável contra o Fluminense no Brasileirão deste ano. Marcou dois golos na vitória corintiana. O segundo foi uma aula de mestre: deixou Manoel e Felipe Melo no chão e atirou para o fundo das redes de Fábio.

Matheus Frizzo - Coritiba 4-2 Ituano 

O médio Matheus Frizzo marcou o golo que "Pelé não fez" na vitória do Coritiba sobre o Ituano, pela nona jornada da Série B do Brasileirão. Viu o guarda-redes paulista na sua frente e aproveitou a oportunidade antes da linha do meio de campo para marcar um golo antológico no Couto Pereira.

Helinho - Bragantino 2-1 Juventude

Helinho acabou por deixar o futebol brasileiro antes do fim da temporada. Mas dois dos seus 12 golos pelo Bragantino foram obras-primas. O primeiro foi na vitória por 2-1 sobre o Juventude, na nona jornada do Brasileirão, batendo Marcelinho num remate que mais tarde admitiu que era suposto ser um cruzamento.

O segundo foi na 22.ª jornada, no empate 1-1 com o Corinthians na Arena Neo Química. Cortou para o fundo pela direita, deixou Cacá e André Ramalho no chão, e Hugo Souza nem teve tempo de reagir.

Eduardo - Botafogo 2-4 Vasco

Eduardo marcou um golaço de bicicleta, diminuindo a desvantagem do Botafogo contra o Vasco na nona jornada do Campeonato Carioca. O médio recebeu um passe de Tiquinho Soares e não hesitou em finalizar de forma impecável.

Gonzalo Plata - Atlético-MG 0-1 Flamengo

Na ocasião anterior, Alan Kardec, do Atlético-MG, falhou um golo quase em cima da linha. Depois, num belo contra-ataque, Gonzalo Plata não fez nada para abrir o marcador. A jogada aconteceu aos 37 minutos, com Bruno Henrique a comandar o contra-ataque. Este deixou a bola para o equatoriano, que deixou Saravia pelo caminho e deu um lindo toque para bater Everson, num golo que contribuiu para o quinto título do Flamengo na Taça do Brasil.

Romero - Corinthians 1-0 Guarani

O Corinthians começou a temporada com um belo golo de Romero. O paraguaio acertou um remate de primeira após cruzamento de Fagner e o Timão venceu o Guarani por 1-0 na primeira ronda do Paulistão 2024. Foi o primeiro dos 14 golos de Romero este ano.

Mais do que menções honrosas

Não faltaram outros belos golos marcados em 2024. Vamos às menções mais do que honrosas. Por exemplo, o remate de Paulo Henrique Ganso do meio-campo no empate 1-1 do Fluminense com o Internacional.

O craque do Brasileirão, Estêvão, marcou alguns belos golos pelo Palmeiras nesta temporada. Dava para fazer uma mixtape. O jovem de 17 anos está sempre a marcar. Aqui estão alguns dos seus golos.

Outro jogador que se destacou foi Matheus Pereira, ex-Sporting, atualmente no Cruzeiro, que balançou as redes ou fez belas assistências.

E, claro, o Botafogo, campeão brasileiro e da Libertadores, brilhou com belos golos durante toda a temporada.