Selecionamos os 10 melhores. Mas, claro, fizemos enções honrosas a esta lista. Afinal, não faltaram golos no futebol brasileiro.
Confira abaixo a lista do Flashscore e reviva alguns dos grandes momentos de 2024.
Alerrandro - Vitória 2-2 Cruzeiro
Alerrandro, o melhor marcador do Brasileirão, marcou o golo mais bonito do torneio numa partida contra o Cruzeiro na 23.ª jornada. João Marcelo tentou afastar, mas a bola sobrou para o avançado do Vitória, que rematou de bicicleta e bateu o experiente Cássio.
Wesley - Internacional 2-0 Criciúma
Wesley teve um 2024 brilhante com a camisola do Internacional. O seu melhor golo pelo Colorado aconteceu na 32.ª jornada do Brasileirão, quando bateu a defesa do Criciúma nos descontos do segundo tempo. Marcelo Hermes e Tobias Figueiredo ficaram pelo caminho e Alisson nada pôde fazer para impedir o cruzamento.
Juan Batista - América SP 0-1 Taquaritinga
Um dos golos mais bonitos do país em 2024 aconteceu na Série A4 do Paulistão. Juan Batista, camisola 10 do Taquaritinga, apontou um hat-trick contra o América SP. Partiu do meio-campo, ganhou de quatro adversários e ainda driblou o guarda-redes para brilhar no estádio Teixeirão.
Memphis Depay - Corinthians 3-0 Bahia
A chegada de Memphis ao futebol brasileiro causou um grande impacto. Não só a nível mediático, mas também a nível técnico. O artilheiro da seleção neerlandesa marcou dois belos golos no Brasileirão desta temporada. O primeiro foi na vitória por 3-0 sobre o Bahia, na Arena Neo Quimica, num jogo importantíssimo por uma vaga na Pré-Libertadores.
Aos 14 minutos do primeiro tempo, o ex-jogador de Barcelona e Atlético foi derrubado perto da área e assumiu a responsabilidade na hora de bater o livre. Foi um remate potente, sem hipóteses de defesa para Adriel.
O outro grande golo de Memphis aconteceu no último jogo da época, a vitória por 3-0 sobre o Grémio. Alex Santana entrou na área e rematou em cima de Caique, mas a bola sobrou para Memphis, que ajeitou o corpo e fez um golaço.
Wesley - Corinthians 3-0 Fluminense
Antes de partir para o Al-Nassr, Wesley fez um jogo memorável contra o Fluminense no Brasileirão deste ano. Marcou dois golos na vitória corintiana. O segundo foi uma aula de mestre: deixou Manoel e Felipe Melo no chão e atirou para o fundo das redes de Fábio.
Matheus Frizzo - Coritiba 4-2 Ituano
O médio Matheus Frizzo marcou o golo que "Pelé não fez" na vitória do Coritiba sobre o Ituano, pela nona jornada da Série B do Brasileirão. Viu o guarda-redes paulista na sua frente e aproveitou a oportunidade antes da linha do meio de campo para marcar um golo antológico no Couto Pereira.
Helinho - Bragantino 2-1 Juventude
Helinho acabou por deixar o futebol brasileiro antes do fim da temporada. Mas dois dos seus 12 golos pelo Bragantino foram obras-primas. O primeiro foi na vitória por 2-1 sobre o Juventude, na nona jornada do Brasileirão, batendo Marcelinho num remate que mais tarde admitiu que era suposto ser um cruzamento.
O segundo foi na 22.ª jornada, no empate 1-1 com o Corinthians na Arena Neo Química. Cortou para o fundo pela direita, deixou Cacá e André Ramalho no chão, e Hugo Souza nem teve tempo de reagir.
Eduardo - Botafogo 2-4 Vasco
Eduardo marcou um golaço de bicicleta, diminuindo a desvantagem do Botafogo contra o Vasco na nona jornada do Campeonato Carioca. O médio recebeu um passe de Tiquinho Soares e não hesitou em finalizar de forma impecável.
Gonzalo Plata - Atlético-MG 0-1 Flamengo
Na ocasião anterior, Alan Kardec, do Atlético-MG, falhou um golo quase em cima da linha. Depois, num belo contra-ataque, Gonzalo Plata não fez nada para abrir o marcador. A jogada aconteceu aos 37 minutos, com Bruno Henrique a comandar o contra-ataque. Este deixou a bola para o equatoriano, que deixou Saravia pelo caminho e deu um lindo toque para bater Everson, num golo que contribuiu para o quinto título do Flamengo na Taça do Brasil.
Romero - Corinthians 1-0 Guarani
O Corinthians começou a temporada com um belo golo de Romero. O paraguaio acertou um remate de primeira após cruzamento de Fagner e o Timão venceu o Guarani por 1-0 na primeira ronda do Paulistão 2024. Foi o primeiro dos 14 golos de Romero este ano.
Mais do que menções honrosas
Não faltaram outros belos golos marcados em 2024. Vamos às menções mais do que honrosas. Por exemplo, o remate de Paulo Henrique Ganso do meio-campo no empate 1-1 do Fluminense com o Internacional.
O craque do Brasileirão, Estêvão, marcou alguns belos golos pelo Palmeiras nesta temporada. Dava para fazer uma mixtape. O jovem de 17 anos está sempre a marcar. Aqui estão alguns dos seus golos.
Outro jogador que se destacou foi Matheus Pereira, ex-Sporting, atualmente no Cruzeiro, que balançou as redes ou fez belas assistências.
E, claro, o Botafogo, campeão brasileiro e da Libertadores, brilhou com belos golos durante toda a temporada.