Mais

Ex-árbitro brasileiro detido por suposto envolvimento em manipulação de jogos no Brasil e Angola

Arbitragem está na mira da Operação Jogada Marcada, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Goiânia
Arbitragem está na mira da Operação Jogada Marcada, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de GoiâniaAlexander Fox/PlaNet Fox/Pixabay
A Polícia Civil de Goiânia deteve o antigo árbitro D'Guerro Batista Xavier, de 46 anos, durante a Operação Jogada Marcada, que investiga um esquema de manipulação de resultados em jogos no Brasil e internacionais.

D'Guerro Batista Xavier, de acordo com as forças de segurança, fazia parte de um grupo chamado "Árbitros de Propina", supostamente envolvido na manipulação de jogos da Série B do Brasileirão e até mesmo do campeonato angolano.

O detido não atua profissionalmente desde 2018, quando foi afastado por ser investigado na Operação Cartola, que investigou irregularidade no futebol de Paraíba. 

A Operação Jogada Marcada foi levada a cabo pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Goiânia.

Segundo as investigações, as manipulações terão beneficiado apostadores por meio de acordos e transferências bancárias destinadas aos atletas, também envolvidos no esquema. As autoridades, todavia, não apontaram quais são as partidas que foram manipuladas, muito menos os valores movimentados. 

D'Guerro, por sua vez, nega qualquer tipo de envolvimento e também apontou não saber o motivo pelo qual foi detido pela polícia civil do Brasil.