Mais

Flamengo demite José Luiz Runco, chefe do departamento médico, após polémica com De La Cruz

José Luiz Runco deixou o departamento médico do Flamengo
José Luiz Runco deixou o departamento médico do FlamengoBrazil Photo Press / Alamy / Profimedia

O Flamengo demitiu esta quarta-feira o chefe do departamento médico, José Luiz Runco. O clube tomou a decisão um dia após a divugação de uma mensagem em que o profissional criticava a situação física de Nicolás de la Cruz, bem como a contratação do uruguaio.

"Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crónica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo", admitiu Runco num grupo de WhatsApp com dirigentes, conselheiros, sócios e ex-dirigentes do Flamengo.

Runco havia regressad ao Flamengo no início de 2025, quase uma década após encerrar uma trajetória de 34 anos no clube. Também trabalhou durante 16 anos na seleção brasileira. A informação sobre a demissão do médico partiu do jornalista Bruno Castanha.

De La Cruz teve situação exposta por Runco num grupo de WhatsApp
De La Cruz teve situação exposta por Runco num grupo de WhatsAppGilvan de Souza/Flamengo

De La Cruz estará mesmo a avaliar entrar na Justiça contra José Luiz Runco pela exposição nas mensagens. O uruguaio tem sofrido com problemas físicos desde que chegou ao clube, em 2024, comprado ao River Plate por US$ 16 milhões.

O regresso de Runco ao Flamengo foi alvo de polémica desde o início. O ortopedista de 70 anos assumiu o cargo de diretor médico geral após Luiz Eduardo Baptista chegar à presidência. Um dos seus primeiros atos foi demitir cerca de 40 pessoas.

Entre os demitidos estava o gerente de saúde e alto rendimento do Flamengo, Márcio Tannure, antigo desafeto de Runco. O ex-médico da seleção já havia chamado Tannure de "marketeiro" e "traíra" em entrevistas nos últimos anos.