A informação foi divulgada inicialmente pelo ge. Lucas estava com dores constantes no local e voltou a relatar desconforto nos últimos dias. Após sessões de fisioterapia, o jogador passou por um procedimento mais agressivo para aliviar o incómodo.
A tendência é que utilize o resto da temporada exclusivamente para tratamento. Desde a artroscopia realizada em 30 de agosto, quando retirou uma fibrose no joelho direito, Lucas entrou em campo apenas nove vezes, quatro como titular.
Apesar do esforço para retomar o ritmo, o técnico Hernán Crespo já havia admitido que o camisola 7 ainda não conseguia apresentar o mesmo desempenho que tinha antes da lesão. Nesse período, Lucas marcou apenas um golo, contra o Vasco.
A reincidência das dores arrasta-se desde março, quando o jogador lesionou o joelho na meia-final do Paulistão, diante do Palmeiras. A recuperação nunca foi plena e as queixas constantes fizeram o clube optar por interromper a tentativa de retorno imediato.

Com a sua ausência confirmada, Lucas junta-se a uma longa lista de desfalques tricolores para a reta final do Brasileirão. Oscar, Wendell, Enzo Díaz, Ryan Francisco, André Silva, Arboleda e Calleri continuam de fora, assim como Marcos Antônio, que tem hipóteses remotas de voltar antes do fim da competição.
O Tricolor ocupa a 9.ª posição do Brasileirão, com 45 pontos, e ainda procura uma vaga na Libertadores. Sem um dos seus melhores jogadores, Crespo terá um desafio extra para manter a equipa competitiva na reta final.
