Mais

Lula da Silva doou 162 euros para a angariação de fundos do Corinthians

Lula da Silva ao lado de Augusto Melo, presidente do Corinthians
Lula da Silva ao lado de Augusto Melo, presidente do CorinthiansMiguel Schincariol/AFP

Ilustre adepto do Corinthians, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva doou na sexta-feira a quantia de 162 euros para a angariação de fundos que pretende pagar a Neo Química Arena, o estádio do clube paulista. O chefe de estado aproveitou a oportunidade para rebater as "fake news" sobre a possibilidade do governo federal taxar o "Pix", uma espécie de MB Way.

O objetivo da Gaviões da Fiel, principal claque organizada do Corinthians, com a campanha em prol da Neo Química Arena é arrecadar 114 milhões de euros, que é o valor do saldo do financiamento do clube com a Caixa Econômica Federal.

Todavia, com as amortizações, a cifra final tem vindo a cair.

"Tem uma quantidade enorme de mentiras, desde ontem (quinta-feira), em todas as redes sociais, dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar", afirmou Lula da Silva, em vídeo divulgado nas redes sociais. 

"O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro", reforçou o presidente do Brasil. 

A Receita Federal vai monitorar transferências via Pix acima de 5 mil reais para pessoas físicas e 15 mil reais para pessoas jurídicas. Mas a mudança não inclui taxas no método mais utilizado pelos brasileiros. 

Todavia, nos últimos dias, muitas desinformações passaram a circular nas redes sociais sobre a possibilidade do governo taxar as transferências via Pix.

Lula da Silva então optou por utilizar a angariação de fundos da claque do Corinthians, feita via Pix, para reforçar que nenhuma cobrança adicional será realizada.