Mais

Lula faz doação para ajudar o Corinthians a pagar dívida milionária

Lula com a camisola do Corinthians
Lula com a camisola do CorinthiansMiguel Schincariol/AFP

Conhecido adepto do Corinthians de São Paulo, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um donativo na sexta-feira para ajudar a pagar uma dívida milionária da equipa do seu coração e, assim, desviar uma campanha de "mentiras".

O líder de esquerda contribuiu com 1.013 reais (cerca de 162 euros ao câmbio atual) para uma coleta organizada por adeptos para ajudar o segundo clube de futebol mais popular do país a pagar uma dívida estimada em 710 milhões de reais (cerca de 113 milhões de euros).

O presidente fez isso para apoiar o clube que ama, mas principalmente para desmentir as recentes publicações nas redes sociais que afirmam que o seu governo irá taxar as transferências feitas através do PIX, um sistema de micropagamentos electrónicos instantâneos amplamente utilizado pelos brasileiros.

"Quero provar que o que está a ser dito é mentira. O governo não vai taxar o PIX. O que nós podemos fazer é controlar para evitar a lavagem de dinheiro", disse Lula num vídeo divulgado nas redes sociais em que aparece com uma camisola preta com o brasão do Timão.

A doação de Lula, de 79 anos, coincide com o prazo de 72 horas dado na sexta-feira pelo governo à Meta para explicar as suas políticas de verificação de conteúdos no Brasil, onde as autoridades estão a travar uma batalha contra a desinformação online.

O fundador e diretor executivo da Meta, Mark Zuckerberg, abalou o mundo das comunicações ao anunciar, na terça-feira, que vai acabar com o seu programa de verificação de factos nos Estados Unidos.

O vídeo partilhado por Lula mostra a contribuição para a arrecadação "Doe Arena Corinthians", uma iniciativa lançada no final de novembro pela barrabrava do clube paulista para ajudar a equipa a pagar a dívida da construção do estádio Arena Neo Química, iniciada em 2011.

Até ao momento, foram arrecadados quase 35 milhões de reais (5,5 milhões de euros). Inúmeras personalidades brasileiras aderiram ao projeto.

O passivo decorrente do financiamento para a construção da arena desportiva, que foi palco da abertura do Mundial-2014, afetou seriamente as finanças do popular clube paulista.

O clube lutou pela manutenção na última temporada e, no total, tem uma dívida estimada em cerca de 415 milhões de euros, a maior do futebol brasileiro.