Mais

Oficial: Botafogo anuncia Davide Ancelotti como treinador, filho de Carlo Ancelotti

Davide Ancelotti trabalhou ao lado do pai em gigantes da Europa
Davide Ancelotti trabalhou ao lado do pai em gigantes da EuropaANGEL MARTINEZ / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP)

O Botafogo confirmou a chegada de Davide Ancelotti, de 35 anos, como novo treinador, que rende Renato Paiva no comando técnico. O italiano é filho e adjunto de Carlo Ancelotti, seleccionador brasileiro.

A assinatura de contrato entre o treinador e o Botafogo aconteceu esta terça-feira. Davide Ancelotti chega para substituir Renato Paiva, que foi apanhado de surpresa pelo despedimento após a eliminação no Mundial de Clubes.

A informação sobre o acordo entre as partes já tinha sido divulgada nos últimos dias, faltando a assinatura de contrato para que a oficialização acontecesse. O novo comandante não se deve estrear no próximo sábado, no clássico contra o Vasco a contar para o Brasileirão, no Mané Garrincha, em Brasília.

O vínculo vai até o final de 2026, com o Botafogo oferecendo a Davide a sua primeira oportunidade como treinador principal de uma equipa. O jovem treinador trabalha na equipa técnica do pai desde 2012 e tornou-se adjunto em 2015. Junto ao treinador, chegam também os assistentes Luís Tevenet e Andrew Mangan. Além deles, também se junta o preparador físico Luca Guerra. 

Nova etapa, com aval da CBF

Davide cumpre, agora, um desejo de seguir “carreira solo”. Ficou perto de ser o treinador do Rangers, da Escócia, após Carlo Ancelotti deixar o Real Madrid, tendo somado experiências em clubes como Real Madrid, Bayern de Munique, PSG, Nápoles e Everton. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu comunicado informando que foi procurada pelo Botafogo. "Davide Ancelotti está libertado das funções na comissão técnica da Seleção Brasileira e, em comum acordo entre as partes, será convocado pontualmente para a preparação final rumo ao Campeonato do Mundo de 2026", explica a entidade. 

"Esta experiência à frente de um clube do país, especialmente tratando-se do atual campeão brasileiro e da Libertadores, contribuirá significativamente para o desenvolvimento profissional de Davide, permitindo uma imersão valiosa no cotidiano do futebol nacional", reforça a CBF. 

Davide Ancelotti será o sétimo treinador do Botafogo desde que John Textor adquiriu a SAF do clube, em março de 2022.