Quatro horas após o clube árabe anunciar a rescisão de contrato com o treinador, o mesmo foi anunciado pelo Cruzeiro. Leonardo Jardim chega para o lugar de Fernando Diniz, que foi demitido após apenas 5 jogos em 2025.
No emblema brasileiro, o técnico luso vai orientar os antigos jogadores do Sporting Matheus Pereira e Yannick Bolasie, bem como o ex-Benfica Gabriel Barbosa.
O treinador português comandou o Al-Ain pela última vez, na terça-feira, em duelo da Champions Asiática, quando na derrota por 1-2, em casa, com o Al-Rayyan, do Catar. A equipa fica no quarto lugar no campeonato nacional, a 14 pontos do líder e no último lugar do grupo do torneio continental, sem uma única vitória após 7 jogos.
“Leonardo Jardim é o novo técnico do Cruzeiro. O técnico português chega com contrato até ao final de 2026. Que seja uma trajetória de muito sucesso e conquistas”, escreveu o emblema de Belo Horizonte, na rede social X.
Historial
Leonardo Jardim nasceu na Venezuela mas naturalizou-se português. Depois de comandar Chaves, Beira-Mar e Braga, começou a carreira fora do país na temporada 2012/2013 no Olympiacos, da Grécia. Ficou pouco mais de seis meses no clube antes de voltar à Portugal para comandar o Sporting, levando os leões ao segundo lugar da Liga Portugal.
A passagem seguinte foi a mais duradoura, quando ficou cinco anos e meio à frente do Mónaco, de França, onde foi campeão francês. As experiências seguintes foram todas no mundo árabe, à frente de Al-Hilal, da Arábia Saudita, Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes e Al-Rayyan, do Catar. O último trabalho foi no Al-Ain, também dos Emirados Árabes, onde estava desde novembro de 2024.
Experiência inédita
Leonardo Jardim terá agora uma nova e diferente experiência na carreira, bem diferente do mundo árabe e do futebol europeu, tendo a missão de colocar o Cruzeiro na luta por títulos, aproveitando as boas contratações que o clube fez para a temporada 2025. Entre os destaques do clube celeste para este ano, estão os avançados Gabigol e Dudu.
Deve acompanhar o clássico contra o Atlético Mineiro no domingo, para o Campeonato Mineiro, antes de fazer a sua estreia oficial pelo novo clube. O Cruzeiro lidera o Grupo C do Estadual, estando perto de garantir o primeiro lugar da chave e a classificação para a meia-final do torneio.