Mais

Oficial: Lucho González despedido do Athletico Paranaense após despromoção

Ídolo do Furacão, o argentino caiu após 14 jogos
Ídolo do Furacão, o argentino caiu após 14 jogosProfimedia
O Athletico Paranaense anunciou esta terça-feira a saída do treinador argentino Luis "Lucho" González, dois dias após a equipa cair para a segunda divisão.

O Furacão também demitiu o diretor desportivo, o ex-técnico Paulo Autuori, que assumiu publicamente a responsabilidade pela despromoção, confirmada no domingo, no encerramento do Brasileirão de 2024, após a derrota por 1-0 com o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte.

"O clube deseja sorte e sucesso na sequência das suas carreiras", indicou o clube rubro-negro em comunicado.

Lucho González, de 43 anos, ex-FC Porto, assumiu em setembro o comando do Athletico, clube em que se tornou ídolo após defendê-lo como médio entre 2016 e 2021. Como jogador, participou nas duas maiores conquistas internacionais: as Taças Sul-Americanas de 2018 e 2021.

Com pouca experiência como treinador, Lucho tentou reverter a má sequência do Furacão na temporada em que completa cem anos de fundação.

No total, comandou o Athletico em 14 jogos, incluindo a eliminação nos quartos de final da Taça Sul-Americana diante do Racing de Avellaneda, que mais tarde se sagrou campeão do torneio. Foram nove derrotas, dois empates e três vitórias contando o torneio internacional e o Campeonato Brasileiro, onde a equipa terminou na 17.ª posição, com 42 pontos em 38 jogos.

Capitaneado pelo experiente médio Fernandinho, ex-Manchester City, os paranaenses desceram pela quarta vez na história, depois de 1989, 1993 e 2011. Os rubro-negros tiveram uma temporada de muitos altos e baixos e movimentações, contando com quatro treinadores ao longo do ano: o colombiano Juan Carlos Osorio, Cuca, o uruguaio Martín Varini e Lucho González

O famigerado
O famigerado Profimedia