Lucas Ferreira apareceu no Americano-RJ, antes de jogar na formação do Flamengo e Boavista. O São Paulo foi seu próximo destino, chegando ao clube em para as equipas jovens 2021.
No Tricolor, venceu a Taça do Brasil Sub-20 em 2024 e a Taça São Paulo neste ano. A estreia como profissional chegou a 21 de janeiro deste ano contra o Botafogo-SP.
Ao todo, foram 23 partidas profissionais (5 na Libertadores, 13 no Campeonato Brasileiro, 2 na Taça do Brasil, 3 no Paulista), encerrando a passagem no clube paulista com um golo e uma assistência.
O Globoesporte informa que o negócio foi fechado por 10 milhões de euros. O São Paulo era dono de 80% dos direitos económicos do jogador e terá direito a 10% de uma venda futura do atleta. Os outros 20% eram do Boavista. O São Paulo ainda pode receber um bónus de 2 milhões de euros caso o Shakhtar se apure para a Liga dos Campeões na próxima temporada.
No Shakhtar, Lucas fará companhia a uma legião de brasileiros: Pedrinho, Pedro Henrique, Alisson, Kauã Elias, Marlon, Vinicius Tobias, Marlon Gomes, Kevin, Eguinaldo e Newerton.
