Willian chega para ser uma referência técnica e um dos jogadores mais experientes no Grémio, comandado por Mano Menezes. Foi formado pelo Corinthians, onde se destacou antes de ser negociado com o Shakhtar Donetsk, em 2007.
Na longa bagagem, Willian foi disputou os Campeonatos do Mundo em 2014 e 2018 e foi campeão da Copa América de 2019, no Brasil. Na Inglaterra, tornou-se o sul-americano com mais jogos na principal liga do futebol mundial, com 327 partidas.
Este europeu foi porta de entrada
Nos cinco anos no emblema ucraniano, Willian mostrou valor que despertou interesse do Anzhi, da Rússia, sem deixar de chamar atenção da Premier League. De lá, rumou para o Chelsea, em 2013, defendendo os Blues por sete temporadas, onde fez história ao tornar-se bicampeão da Premier League e a conquistar a Liga Europa em 2019.
A transferência para o rival Arsenal aconteceu em 2020, com o Corinthians a voltar a aparecer na sua carreira no ano seguinte. Em agosto de 2022, voltou à Premier League para defender o Fulham, ajudando a equipa de Marco Silva a ter a melhor campanha no campeonato inglês em 10 anos.
Do clube londrino, defendeu o Olympiacos, da Grécia, antes de breve regresso aos Cottagers. Agora, William regressa ao Brasil para tentar ajudar o Grémio a sair da incómoda 13.ª posição do Brasileirão, a três pontos da zona d descida.
