O Vasco já tinha oficializado a saída do experiente médio-ofensivo a 9 de junho, depois de desistir de um novo acordo para prolongar o vínculo com o jogador francês.
"Passei a vida inteira a ouvir falar da Cidade Maravilhosa. O que nunca imaginei foi que um dia faria parte dela… e que ela passaria a fazer parte de mim. Quero agradecer ao Vasco e aos seus maravilhosos adeptos, a todos no clube que foram meus companheiros em todos os momentos e aos jogadores com quem partilhei momentos que guardarei para sempre", escreveu o internacional francês.
Payet fez ainda questão de agradecer o carinho recebido no Brasil: "Obrigado por todo o apoio, por todo o amor e pela energia do Rio. Isto não é um adeus, é um até breve. A cidade do Cristo de braços abertos estará sempre pronta para me receber de volta. E sinto que a minha alma também é agora carioca. Aqui é Vasco", concluiu Payet.
O contrato de Dimitri Payet com o Vasco da Gama era válido até julho de 2025, mas já era sabido que o jogador não voltaria a vestir a camisola do clube. Nos últimos meses, o médio francês esteve afastado devido a uma lesão no joelho e, após recuperar, teve de lidar com problemas familiares em França. Embora o Vasco tenha equacionado a possibilidade de uma renovação contratual, o elevado salário e o rendimento discreto do jogador acabaram por inviabilizar o acordo.
