"Não tenho vaidade e assumo que, durante a última semana, o meu desempenho foi abaixo dos meus companheiros. Por isso, inclusive, não fui convocado. A explicação para não estar convocado era simples e clara, mas a maneira que foi exposta, publicamente, foi acima do tom e desrespeitosa", declarou Pedro em nota oficial.
O avançado ficou fora da vitória do Flamengo sobre o São Paulo, por 2-0, no último sábado, para o Brasileirão. Após o jogo, Filipe Luís escancarou a insatisfação com o desempenho de Pedro nos treinos. Esta segunda-feira, o camisola 9 reuniu-se com os companheiros de equipa para prestar esclarecimentos.

"O que aconteceu foi o comportamento e a atitude do Pedro durante a semana. Foi lamentável, beirou o ridículo", disparou o treinador.
"O meu olho diz-me o que vejo nos treinos, mas temos dados, dados de GPS que dizem que o Pedro é o último em tudo nesta semana", acrescentou.
A relação entre Pedro e Flamengo ficou manchada após um dirigente do clube revelar ao jornalista Mauro Cezar Pereira que venderia o avançado se houvesse uma proposta de 15 milhões de euros.

"É inegável que me senti desvalorizado e exposto, após um membro do departamento de futebol do clube ter me colocado à venda e descartado para o resto da temporada", explicou Pedro.
"Construí a minha trajetória no Flamengo com muita luta e dedicação. Lutei pelo meu lugar desde o primeiro dia. Conquistei títulos importantes e um lugar na história. Esperava mais respeito. Evidente que esse facto fez-me baixar o rendimento no dia a dia", acrescentou.
Pedro tem sofrido para recuperar o seu espaço na equipa após o regesso da grave lesão no joelho. O avançado foi suplente em dois jogos do Mundial de Clubes e nem sequer entrou no duelo contra o Bayern de Munique, nos oitavos de final, que selou a eliminação rubro-negra.
O Flamengo volta a campo na quinta-feira para defrontar o Santos na Vila Belmiro, às 00:00, na 14.ª jornada do Brasileirão. A equipa de Filipe Luís é a líder do campeonato, com 27 pontos.
Nota oficial de Pedro na íntegra:
"Uma vez esclarecido internamente, venho a público para falar com os torcedores do Flamengo, ao qual tenho maior respeito e gratidão, sobre os fatos que aconteceram nos últimos dias.
É inegável que me senti desvalorizado e exposto, após um “membro” do departamento de futebol do clube ter me colocado à venda e descartado para sequência da temporada. Construí minha trajetória no Flamengo com muita luta e dedicação. Briguei pelo meu lugar desde o primeiro dia. Conquistei títulos importantes e um lugar na história. Esperava mais respeito.
Evidente que esse fato me fez baixar o rendimento no dia a dia. Não tenho vaidade e assumo que, durante a última semana, meu desempenho foi abaixo dos meus companheiros. Por isso, inclusive, não fui relacionado.
A explicação para não estar relacionado era simples e clara, mas a maneira que foi exposta, publicamente, foi acima do tom e desrespeitosa.
Aos meus companheiros, tudo esclarecido e conversado. Internamente.
Quarta-feira tem Mengão em campo e nada mais importa.
Saudações rubro-negras!"