Mais

Plantel do Botafogo ameaça não regressar ao trabalho devido a dívidas aos jogadores

Botafogo conquistou Brasileirão e Taça Libertadores
Botafogo conquistou Brasileirão e Taça LibertadoresProfimedia

O plantel do Botafogo, atual campeão brasileiro, e vencedor da Taça Libertadores, sob o comando do treinador português Artur Jorge, que rumou ao Al Rayyan, do Catar, ameaçou não se apresentar no regresso da equipa ao trabalho.

Segundo noticia o Globoesporte, o plantel do Botafogo ameaçou não regressar aos treinos caso a direção não cumpra os pagamentos pendentes até 14 de janeiro.

Em falta está o prémio referente à histórica conquista da Taça Libertadores, como também o 13.º mês de salário e o valor das férias.

De acordo com a mesma fonte, um dos líderes do balneário do Botafogo assumiu as rédeas da situação e tentou esclarecer tudo com Thairo Arruda, CEO do clube brasileiro.

O plantel exige que os valores sejam pagos, não só aos atletas que estão no clube, como também aos que já saíram e que tiveram a sua contribuição nos títulos conquistados.

O primeiro prazo para os montantes serem liquidados era a 30 de dezembro. O Botafogo adiou para 7 de janeiro e, posteriormente, para o próximo dia 17.

Ainda assim, os jogadores do clube brasileiro querem que tudo fique resolvido antes disso, concretamente até dia 13, véspera do regresso aos treinos.

John Textor tem problemas a resolver no Botafogo
John Textor tem problemas a resolver no BotafogoVítor Silva/Botafogo

O Botafogo pronunciou-se oficialmente sobre a cobrança dos seus jogadores. Segundo o clube, o dinheiro dos prémios da Libertadores só chegou à administração da SAF no dia 27 de dezembro, quando o setor administrativo já estava em recesso. Após receber o valor, o setor financeiro do Botafogo calcula efetuar o pagamento em 20 dias úteis, prazo ainda vigente.

Ainda segundo a SAF do Botafogo, um grupo de jogadores que deixou o clube cobra um valor 25% maior do que o acordado e sem base contratual. 

"A SAF não aceitou, seguindo o que foi previamente acertado entre as partes. Hoje alguns destes mesmos ex-jogadores estão a promover inverdades nos media na tentativa de garantir ganho pessoal", acusou o Botafogo em comunicado.

O Alvinegro inicia a sua temporada no próximo sábado contra o Maricá, ainda com a equipa sub-23 em campo.

Botafogo venceu o Brasileirão e a Libertadores em 2024
Botafogo venceu o Brasileirão e a Libertadores em 2024Vitor Silva/Botafogo

Comunicado do Botafogo na íntegra

"Quanto às informações veiculadas na imprensa sobre o pagamento das premiações, o Botafogo esclarece os seguintes pontos:

- A CONMEBOL repassou a premiação referente ao título da Libertadores à CBF dia 20/12. Por sua vez, a entidade brasileira encaminhou ao Clube o montante no dia 27/12 - durante período de recesso do staff financeiro e administrativo da SAF.

- O Clube vai realizar o pagamento das premiações acordadas dentro do prazo de até 20 dias úteis após o recebimento, como regem as práticas de mercado.

- É importante ressaltar que um grupo de jogadores que não está mais no elenco solicitou aumento de 25% da premiação nos últimos dias antes do término da temporada, sem base contratual alguma — na tentativa de reconfigurar um acordo há meses estabelecido. A SAF não aceitou, seguindo o que foi previamente acertado entre as partes. Hoje alguns destes mesmos ex-jogadores estão promovendo inverdades na mídia na tentativa de garantir ganho pessoal. Esperamos que a imprensa cumpra o seu papel de contenção e apuração antes de permitir que jornalistas sejam utilizados para tais propósitos. 

- O Botafogo vive um momento esportivo e institucional único em sua história e segue envidando todos os esforços para continuar a trilha pelo seu caminho de vitórias. #BFR"