Mais

Polícia chamada após invasão na sede do Corinthians e presença do presidente suspenso

Augusto Melo afirmou que segue como presidente do Corinthians
Augusto Melo afirmou que segue como presidente do CorinthiansJORGE RODRIGUES/AGIF/AGIF via AFP

Os bastidores do Corinthians continuam agitados. Na noite deste sábado, adeptos do Timão invadiram a sede do clube paulista, no Parque São Jorge, após um alegado regresso de Augusto Melo ao poder. Uma aliada do dirigente teria assumido o Conselho Deliberativo e instalou-se a confusão, sendo necessária a presença da Polícia Militar para controlar o ambiente tenso no local.

Membros da claque organizada Gaviões da Fiel foram convocados através das redes sociais para se dirigirem ao Parque São Jorge. Cerca de 50 pessoas estavam no local e a sala foi evacuada com a presença das forças de segurança.

Augusto Melo encontrava-se na sede do clube e afirmou continuar como presidente, alegando que um parecer da Comissão de Ética lhe garantiria esse direito. Por sua vez, Osmar Stabile, presidente interino do Corinthians, afirmou ter sido vítima de invasão, sequestro e intimidação com a presença de Melo na sala da presidência. A informação é do site ge.globo.

O caso seguirá para o DRADE, a Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Desportiva, uma vez que existem acusações de ambas as partes sobre os acontecimentos registados na noite de sábado.

Augusto Melo, até ordem em contrário, continua suspenso da presidência do Corinthians. A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo na última segunda-feira. Ele foi indiciado por furto, branqueamento de capitais e associação criminosa pela Polícia Civil, no âmbito de uma investigação que apura irregularidades no contrato de patrocínio com a VaideBet.

Entenda o caso Augusto Melo/VaideBet

A imprensa brasileira divulgou na semana passada um documento policial no qual Melo é acusado de montar um esquema complexo envolvendo empresas-fantasma para desviar cerca de 1 milhão de reais (154 mil euros) pertencentes ao Corinthians.

A Polícia Civil de São Paulo recomendou ao Ministério Público que o denunciasse por "branqueamento de capitais, associação criminosa e furto qualificado".

"Saio de cabeça erguida, missão cumprida, o próximo presidente tem a missão de dar continuidade", disse Melo aos jornalistas na segunda-feira, antes da votação no conselho.

O dirigente assumiu a presidência do clube mais popular de São Paulo em janeiro de 2024 e, nesse mesmo mês, assinou um contrato de patrocínio com a VaideBet. A casa de apostas rescindiu o acordo em junho do mesmo ano, invocando uma cláusula anticorrupção.

Durante a gestão de Melo, o Corinthians contratou em setembro do ano passado o craque neerlandês Memphis Depay, uma das transferências mais caras da história do futebol sul-americano, e conquistou o Campeonato Paulista em março de 2025.