"Com a chegada de jogadores e a diminuição de competições, decidimos emagrecer o plantel. É um emagrecimento que tem a ver com as minhas decisões tecnico-táticas. As chegadas implicam um alargar muito grande do número de jogadores. Vai prejudicar a minha forma de treinar e a preparação da equipa para os jogos que vêm aí", explicou Renato Paiva, num vídeo divulgado pelo Fortaleza.
O treinador português não citou que jogadores foram afastados, mas o jornal O Povo revelou os nomes de Magrão, Zé Welison e Deyverson. Renato Paiva descartou qualquer problema disciplinar do trio e reforçou que a decisão tem a ver com as suas convicções sobre as necessidades do Fortaleza.
"O clube não está em condições de fazer experiências. Temos que estar claramente focados naquilo que é importante, que é ganhar jogos para ficar na Série A. Tomei a decisão também para baixar o nível de idade do plantel. E informar esses jogadores que já não entram nas minhas contas enquanto treinador, ser honesto com eles. Eles merecem isso", afirmou Renato Paiva.
A maior surpresa entre os afastados é Deyverson, que vinha a ser titular nos últimos jogos. O avançado estava no onze inicial na derrota com o Vélez Sarsfield, na última quarta-feira, por 2-0, que selou a eliminação do Fortaleza nos oitavos de final da Libertadores. Zé Welison também começou de início.

Contratado no fim de março por 800 mil euros ao Atlético-MG, Deyverson atuou em 26 partidas pelo Laion — 16 como titular. Foram cinco golos e uma assistência nesse período.
"Quero deixar bem claro, para dentro e para o exterior, que estes jogadores que vão sair não são os culpados da situação em que o Fortaleza está. Culpados somos todos, porque a situação arrasta-se há muito tempo. Eu estou aqui há um mês e também já tenho culpas, porque tomei decisões", esclareceu Renato Paiva.

Dos três afastados, só o guarda-redes Magrão pode jogar por outra equipa no Brasileirão em 2025. Zé Welison e Deyverson já atuaram em mais de seis partidas e precisam de procurar um destino fora do país — ou na Série B — para seguirem em atividade este ano.
Vice-lanterna do Brasileirão, o Fortaleza volta a entrar em campo no próximo domingo para o duelo contra o Mirassol, no Castelão. A equipa tem apenas uma vitória em oito jogos sob o comando de Renato Paiva, com três empates e quatro derrotas.