Único candidato da eleição, Samir Xaud recebeu votos de 26 federações e 20 clubes. O agora ex-presidente da Federação de Roraima não contou com o apoio da Federação Paulista de Futebol e de um grupo de 20 clubes, que boicotaram a eleição em protesto.
Os clubes que optaram pela ausência lançaram um movimento a apoiar a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista. Porém, o mandatário da FPF não conseguiu os apoios necessários para se colocar no sufrágio.
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, São Paulo e Sport optaram por não votar na eleição presidencial da CBF.

Samir Xaud foi eleito com o apoio de 10 clubes da Série A: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória. Outros 10 da Série B também votaram no novo presidente da CBF: Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.
"Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso desporto", prometeu o novo presidente da CBF, após a sua eleição.

“Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol”, acrescentou.
Samir Xaud substitui Ednaldo Rodrigues no comando da entidade máxima do futebol brasileiro. O ex-presidente deixou o cargo após decisão judicial, por suposta assinatura falsa do Coronel Antônio Nunes, ex-presidente da entidade, no acordo firmado em janeiro para encerrar disputas jurídicas que mantinham Ednaldo pendurado por liminares.
A primeira missão de Samir Xaud será a apresentação do novo treinador da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, esta segunda-feira, no Rio de Janeiro. A contratação, fechada por Ednaldo Rodrigues, mantém-se inalterada.