Mais

Santos Laguna recusa acordo com Corinthians e brasileiros continuam sem poder contratar

Félix Torres chegou ao Corinthians em janeiro de 2024
Félix Torres chegou ao Corinthians em janeiro de 2024 Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians viu o Santos Laguna, do México, recusar uma oferta de negociação de dívida, que envolve a transferência do central Félix Torres, e que gerou punição de transfer ban do clube paulista na última terça-feira.

O Corinthians comprou Félix Torres em janeiro de 2024 por 5,5 milhões de euros. O Timão pagou uma entrada de 1,7 milhões e negociou o valor restante em cinco parcelas, que não foram liquidadas. 

O Santos Laguna fez diversos contatos com a direção do clube brasileiro, sem ver o pagamento do resto da dívida ter algum avanço. O clube mexicano não teve outra opção a não ser acionar a FIFA.

O Corinthians tinha até ao último dia 11 para efetuar o pagamento de 5,2 milhões de euros, o que acabou por não acontecer, com o clube a receber a transfer ban, punição que impede o registo de novos atletas, nomeadamente Ricardo Esgaio, lateral-direito do Sporting, que estava perto de um acordo com o emblema brasileiro. O valor cobrado pelos mexicanos inclui multa, juros e honorários dos advogados. 

O Alvinegro ofereceu-se para pagar 50% da dívida e parcelar o valor restante, oferta que foi recusada pelo clube da América do Norte, que pede um sinal de 70%. 

A ideia da equipa de Itaquera era usar os 2,2 milhões de euros da cláusula de rescisão paga pelo Bahia pela contratação do jovem avançado Kauê Furquim. 

Até um acordo entre os dois lados não acontecer, o Corinthians continua impedido de registar novos contratos. Caso haja acordo, o Timão estará autorizado a registas atletas, mas pode ser punido novamente por uma dívida ao Talleres, da Argentina, referente à contratação do médio Rodrigo Garro em 2024.