A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (27) que decidiu adiar a última rodada do Brasileirão para o dia 6 de dezembro. Os jogos finais da competição estavam anteriormente marcados para o dia 3 de dezembro (domingo).
A decisão foi tomada pela CBF para acomodar os cinco jogos adiados até o momento sem a necessidade de que eles sejam jogados na pausa internacional. Apenas o Fortaleza - Cruzeiro será disputado no período de pausa para seleções, no dia 18 de novembro. Os outros são Fluminense - São Paulo, Flamengo - Red Bull Bragantino, Fortaleza - Botafogo e Cruzeiro - Vasco que devem ser disputados em 22 de novembro.
O adiamento será aplicada pela CBF a partir da 35.ª jornada do campeonato e baseia-se, segundo a entidade, com base em artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023 e também em artigos do Regulamento Geral das Competições (RGC).
A CBF atribui a densidade de jogos do Brasileirão a uma mudança feita pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) no regulamento da Sul-Americana após a publicação do calendário 2023. A adição de uma fase a mais no torneio tirou uma data às competições nacionais. Ainda de acordo com a CBF, a mudança não impactará a temporada 2024.