Mais

Chiellini: "A figura de team manager é muito importante"

Giorgio Chiellini numa nova função
Giorgio Chiellini numa nova funçãoTiziano Ballabio/NurPhoto/AFP

O antigo defesa da Juventus, que agora ocupa o cargo de chefe de relações associativas, também falou sobre seu último progresso na nova carreira.

"A figura do team manager é muito importante, não deve ser subestimada e exige muito sacrifício. Não deve deixar-se influenciar, precisa de ter uma parte emocional importante, para além de conhecimentos. Tem de saber encontrar as chaves certas com cada pessoa e tem de ter uma integridade que não pode ser comprometida. Por agora ainda estou a aprender, mas espero no futuro ser um guia".

É o que diz Giorgio Chiellini, responsável pelas relações com as associações de futebol da Juventus e antigo jogador da seleção nacional, convidado para a inauguração da 12.ª edição do curso de Team Manager no Luiss, dirigindo-se aos jovens sobre o papel do gestor de equipa no futebol moderno: "No desporto atual, há uma grande necessidade de jovens, que tragam novas ideias e que saibam ouvir. Fui para os Estados Unidos para viver uma experiência que não podia perder. E também para aprender. E, anos mais tarde, estou convencido de que regressei muito mais crescido e com uma mentalidade muito mais aberta", continuou Chiellini.

"Precisava de uma pausa para regressar, agora faço outro trabalho e é preciso ser capaz de tirar a mentalidade de futebolista e passar para a de dirigente", acrescentou o antigo defesa. Por fim, uma reflexão sobre as mulheres no futebol, com Chiellini a cultivar a"esperança de ter cada vez mais mulheres no mundo do futebol, incluindo homens", concluiu.