Mais

Damien Comolli nomeado diretor-geral da Juventus

Damien Comolli em março.
Damien Comolli em março.NATHAN BARANGE/Nathan Barange/DPPI via AFP
O francês Damien Comolli, antigo presidente do Toulouse, foi nomeado diretor-geral da Juventus de Turim, anunciou o clube italiano no domingo.

"A Juventus dá as boas-vindas a Damien Comolli, que se juntará ao clube como diretor-geral a partir de 4 de junho de 2025 (...). Damien Comolli será responsável pela divisão de futebol masculino, bem como pelos departamentos de marketing e vendas", refere a Juve em comunicado oficial.

"Estou muito satisfeito e honrado por me juntar a um clube que se destaca pela sua história, identidade e visão ambiciosa. Desde o primeiro dia, vou colocar a minha experiência ao serviço da Juventus, com o objetivo final de vencer — como a Juventus deve fazer e como os nossos adeptos, com toda a razão, esperam", afirmou o executivo de 53 anos, citado na nota do clube de Turim.

Comolli, antigo diretor desportivo do AS Saint-Étienne, Liverpool e Fenerbahçe, assumiu a presidência do Toulouse no Verão de 2020, após a aquisição do clube — então na Ligue 2 — pelo fundo de investimento norte-americano RedBird Capital Partners.

Dois anos depois, a equipa de Toulouse regressava à Ligue 1, onde se tem mantido desde então, tendo ainda conquistado a Taça de França em 2023, ao bater o Nantes na final por expressivos 5-1.

Esta temporada, o Toulouse terminou no 10.º lugar da Ligue 1, prosseguindo com um modelo de recrutamento assente em dados e estatísticas.

Comolli chega agora ao clube mais titulado de Itália — com 36 títulos de campeão e duas Ligas dos Campeões — numa fase exigente. A "Vecchia Signora" vem de uma época complicada, em que terminou num desapontante 4.º lugar na Série A, garantindo ainda assim a qualificação para a Liga dos Campeões. A temporada ficou ainda marcada pela saída do treinador Thiago Motta, substituído em Março por Igor Tudor.