Mais

De Baleba a Irankunda: 10 jovens futebolistas a seguir em 2025/26

A jovem estrela do Brighton e dos Camarões Carlos Baleba
A jovem estrela do Brighton e dos Camarões Carlos BalebaČTK / IMAGO / imago sportfotodienst
Das estrelas revelação da Serie A às promessas da Premier League e aos talentos elétricos da Ligue 1, uma nova geração de jovens talentos está pronta para deixar a sua marca na época 2025/26. Alguns já estão a aparecer nos onzes iniciais, enquanto outros ainda aguardam a oportunidade de explodir. Todos merecem ser acompanhados de perto.

Prever quais os jovens jogadores que vão "triunfar" tem sido, há muito tempo, uma tarefa de tolos no futebol. O talento é uma coisa, mas os minutos, a forma, as lesões e até mesmo a sorte desempenham o seu papel.

Ainda assim, surgem padrões. Um empréstimo bem-sucedido, uma mudança tática ou um contrato de longa duração são sinais silenciosos de que um jogador se está a preparar para algo.

A lista seguinte é uma amostra de 10 jogadores com menos de 23 anos cujas carreiras podem dar uma reviravolta nos próximos meses.

Alguns já são estrelas emergentes consolidadas, outros ainda estão a abrir caminho. O que têm em comum é o impulso e a sensação de que, no próximo verão, falaremos deles de outra forma.

Giacomo FaticantiLecce

Faticanti a jogar pelo Ternana em 2024
Faticanti a jogar pelo Ternana em 2024Gianluca Vannicelli / IPA Sport / Zuma Press / Profimedia

Faticanti, um seguro jogador defensivo com perfil de general do meio-campo, lê o jogo com serena precisão e grande consciência posicional. É perito a interromper o jogo através de interceções e duelos aéreos, e sente-se igualmente confortável a construir passes desde trás para ditar o ritmo do jogo.

Com 1,85 metros, o italiano de 20 anos combina o físico com um ritmo de trabalho constante, e chegou mesmo a ser capitão durante a sua passagem pela equipa sub-19 da Roma. Agora procura um lugar no futebol sénior.

Luka TopalovićInter

O médio esloveno de 19 anos chegou ao Inter no ano passado com o brilho de uma promessa continental; é alto, atlético e ansioso por contribuir tanto com golos como com assistências. Topalović sente-se igualmente à vontade a passar e a driblar em espaços reduzidos, e combina a energia de área a área com o equilíbrio técnico.

Depois de se ter estreado na equipa principal do Inter (uma aparição de 10 minutos contra o Como), parece destinado a uma maior integração,e poderá passar da rotação para um papel mais proeminente ao longo da temporada.

Nestory IrankundaWatford

Irankunda chega ao Watford com grandes expectativas, sendo um extremo rápido e direto, com grande controlo e um claro faro de golo.

Depois de uma temporada entre a equipa B do Bayern e um empréstimo na Suíça, o jogador de 19 anos encontra-se agora na Championship inglesa, um terreno exigente mas fértil para o seu talento. Se conseguir se afirmar rapidamente, uma temporada produtiva está ao seu alcance e, com ela, um forte argumento para continuar a ser convocado pelos Socceroos tendo em vista o Mundial-2026.

Saël KumbediLyon

Kumbedi em ação pelo Lyon na época passada
Kumbedi em ação pelo Lyon na época passadaPSNEWZ / Sipa Press / Profimedia

Veloz e combativo, este jovem de 20 anos formado nas categorias de base do Le Havre tornou-se um dos laterais mais promissores da Ligue 1.

Oferece acuidade defensiva e intensidade ao lado direito, com números sólidos em desarmes (2,78) e passes completados (84,1%) por cada 90 minutos.

Com contrato até 2027, Kumbedi entra na temporada 2025/26 disposto a transformar o seu potencial juvenil em minutos consistentes na equipa principal e em maior rendimento estatístico em todas as zonas do campo.

Simone PafundiUdinese

Pafundi, um ,médio-ofensivo diminuto mas inventivo, capaz de desbloquear defesas, é conhecido pelo seu controlo curto, visão de jogo e explosividade no último terço do campo.

Com apenas 1,63 metro de altura, este meio-campista ofensivo canhoto gerou muitas expectativas. O estilo suscitou comparações com o de Antonio Di Natale, embora o seu teto ainda seja especulativo.

Apesar da sua limitada experiência na Serie A com a Udinese e do empréstimo na Suíça na última temporada, o jovem de 19 anos continua a ser um joker. A próxima época pode definir se ele é um ativo a longo prazo ao mais alto nível.

Castello LukebaRB Leipzig

Lukeba em ação pela seleção sub-21 da França em junho
Lukeba em ação pela seleção sub-21 da França em junhoDeFodi Images / Shutterstock / Profimedia

O central francês de 22 anos encaixou-se perfeitamente na defesa do RB Leipzig desde que foi contratado ao Lyon há dois anos.

Lukeba brilha nos duelos um contra um e na iniciação do jogo desde trás, somando mais de 2.000 minutos em todas as competições em 2024/25.

Com um contrato de longa duração até 2029, Lukeba parece destinado a ser um pilar da defesa do RB Leipzig e, talvez, a conquistar um lugar habitual na seleção principal da França.

Carlos BalebaBrighton

Após a chegada em janeiro de 2023, este trabalhador de 21 anos tornou-se uma força no meio-campo do Brighton.

Com uma temporada completa na Premier League, Baleba tem agora a plataforma para ajustar os seus números: desarmes, passes progressivos, de tudo.

Isso pode fazer com que ele se consolide como o eixo da equipa de Fabian Hürzeler ou se torne a próxima grande exportação de talento do Brighton.

Eliesse Ben SeghirMónaco

Uma mistura tentadora de estilo e produtividade marcou a ascensão de Ben Seghir no Mónaco, com nove golos e quatro assistências em todas as competições em 2024/25. O internacional marroquino, destro e canhoto, sente-se à vontade em espaços reduzidos, combinando movimentos inteligentes com uma vontade de pressionar e conduzir a bola.

Com contrato até 2027, o extremo de 20 anos encurtou a distância entre o seu potencial e o seu impacto no mundo real; se melhorar em relação à época passada, pode tornar-se uma das grandes revelações da Ligue 1 em 2025/26.

Harvey ElliottLiverpool

Elliott foi nomeado melhor jogador do Europeu sub-21 de 2025
Elliott foi nomeado melhor jogador do Europeu sub-21 de 2025Branislav Racko / AFP

Elliott continua a ser um dos médios mais talentosos do Liverpool, um jogador que possui um primeiro toque habilidoso e uma grande visão entre linhas.

Impulsionado pelas suas exibições de destaque na Europa e pelo brilhante momento com a seleção sub-21 de Inglaterra, a próxima temporada pode oferecer-lhe a oportunidade de voltar a consolidar-se como titular em Anfield. No entanto, o desejo de jogar com regularidade na equipa principal pode levá-lo a procurar uma saída antes do fecho da janela de transferências.

Onde quer que Elliott jogue em 2025/26, um fluxo constante de contribuições para golos pode tornar a conversa em torno de uma convocação para a seleção principal de Inglaterra demasiado forte para ser ignorada.

Alejandro GarnachoManchester Utd

Garnacho aquece durante a final da Liga Europa de 2025
Garnacho aquece durante a final da Liga Europa de 2025Sportimage / Alamy / Profimedia

Garnacho continua a ser uma caixa de fogo de artifício prestes a explodir: pura velocidade, confiança e grande capacidade de decisão.

Na época passada, com 11 golos e 10 assistências em todas as competições, demonstrou o seu perigo, embora as recentes passagens pelo banco de suplentes sugiram que perdeu algum ímpeto.

Uma mudança de ares, seja através de um empréstimo ou de uma transferência definitiva para longe do Manchester United, pode ser a faísca de que precisa. Se recuperar a forma, uma campanha com mais de 15 contribuições para golos está ao alcance.