Mais

Edin Dzeko, avançado da Fiorentina: "A luta pela Europa será equilibrada"

Edin Dzeko, avançado da fiorentina
Edin Dzeko, avançado da fiorentinaGiuseppe Maffia / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O bombardeiro da Fiorentina elogia o companheiro de equipa Moise Kean e analisa os desafios da nova temporada: "Jogar com os fortes é uma vantagem, a luta pela Europa será mais equilibrada do que nunca".

Edin Dzeko está pronto para desempenhar um papel de protagonista na nova temporada com a Fiorentina. Entrevistado pela SportWeek, o avançado bósnio deu uma visão franca da sua visão do futebol, incluindo reflexões pessoais, elogios aos seus companheiros de equipa e uma visão realista da corrida europeia que espera na Serie A 2025/26.

"Muitas vezes, o desempenho de um avançado é avaliado de fora, olhando para o número de golos marcados, mas eu gosto de jogar futebol e não suporto a ideia de ficar parado na área à espera de uma bola de golo. Gosto de entrar no jogo, de mandar os meus colegas para a baliza", explicou.

Chegado a Itália aos 29 anos, Dzeko associou uma parte fundamental da sua carreira ao futebol italiano, tendo vestido as camisolas da Roma e do Inter antes de chegar a Florença: "Tenho de agradecer à Itália: apesar de ter chegado aqui aos 29 anos, quase tudo o que sei sobre futebol aprendi convosco."

Ao seu lado, na nova aventura roxa, estará também Moise Kean. Entre os dois, nada de dualismo, mas sim estima mútua e espírito de equipa.

"Jogar com jogadores fortes é sempre uma vantagem, para o indivíduo e para a equipa. O conceito de competição está ultrapassado: todos os clubes ambiciosos têm um plantel de 22 titulares e, no final, jogam aqueles que são melhores. Uma vez serei eu, outra vez será o Moise, outra vez seremos os dois. Ele vem de um ano louco, desejo que se confirme a esse nível. Em Florença, claro", assumiu.

Dzeko também não esconde as ambições da Fiorentina e as perspectivas do próximo campeonato, que promete ser muito aberto na zona europeia: "A luta pela Europa vai ser mais equilibrada do que nunca. Vai ser divertido, especialmente se a Itália conseguir ganhar a vaga extra para qualificar cinco equipas para a Liga dos Campeões".

Por fim, uma reflexão sobre a corrida ao Scudetto, onde o antigo avançado do Inter não esquece o potencial da sua antiga equipa, mas também convida a estar atento às movimentações do Nápoles.

"Quanto ao Scudetto, o Inter continua forte, mas temos de ver o impacto que Chivu terá. Os nerazzurri são favoritos juntamente com o Nápoles, que está a movimentar-se muito bem no mercado", explicou Dzeko.

Os números de Edin Dzeko
Os números de Edin DzekoFlashscore