Mais

Fabio Capello critica empréstimo de Saelemaekers à Roma: "Acho que Paulo Fonseca não foi ouvido"

Alexis Saelemaekers começou a época no AC Milan e chegou a disputar um jogo oficial antes de ser emprestado à AS Roma
Alexis Saelemaekers começou a época no AC Milan e chegou a disputar um jogo oficial antes de ser emprestado à AS RomaMarco Luzzani/Getty Images Europe/Getty Images via AFP
Para Fabio Capello, o AC Milan errou quando decidiu emprestar o belga Alexis Saelemaekers à AS Roma este verão. Segundo Fabio Capello, o belga é exatamente o tipo de jogador de que o clube italiano precisa.

Antes desta temporada, o português Paulo Fonseca assumiu o comando do gigante italiano AC Milan, que precisava encontrar um novo técnico após vários anos sob o comando do bem-sucedido treinador Stefano Pioli, que levou o prestigioso Scudetto para San Siro em 2022.

No entanto, o treinador português teve os seus altos e baixos na sua primeira meia-temporada em Milão. Após 15 jornadas, o clube do norte de Itália ocupa o oitavo lugar da primeira divisão italiana, com apenas seis vitórias até ao momento.

Alguns jogadores impressionaram sob o comando de Paulo Fonseca, especialmente o americano Christian Pulisic, que, numa nova função mais centralizada, mostrou realmente por que o americano de 26 anos era um dos maiores talentos do mundo há alguns anos, quando surgiu no alemão Borussia Dortmund.

Com Pulisic a jogar mais centralizado, no entanto, houve a necessidade de um novo extremo-direito, já que foi precisamente onde o internacional americano jogou principalmente sob o antecessor de Paulo Fonseca, e é precisamente aqui que o lendário treinador Fabio Capello não entende as ações do AC Milan no mercado de transferências durante a janela de verão.

O AC Milan enviou o extremo-direito belga Alexis Saelemaekers, de 25 anos, por empréstimo para a AS Roma, e foi Saelemaekers que Capello acredita que o AC Milan poderia ter realmente usado nesta temporada.

"Desde o verão que Paulo Fonseca privilegia Pulisic como médio ofensivo, pelo que penso que é essencial um extremo alto e com capacidade de penetração. No passado, o AC Milan sempre jogou mais pela esquerda e teria sido vantajoso ter esse tipo de jogador na direita para trazer equilíbrio", disse Capello à Gazzetta dello Sport.

Saelemaekers também não esteve em Milão na época passada, pois o belga foi emprestado ao Bolonha, que acabou por ser a grande sensação da Serie A, com um fantástico quarto lugar e um bilhete para a Liga dos Campeões, com Saelemaekers em campo em 30 dos 38 jogos do campeonato.

"Agora Musah está a ser muito utilizado para dar estabilidade à equipa. Mas não teria sido melhor Saelemaekers, um jogador que o próprio Paulo Fonseca disse antes da época que queria manter? Acho que o Paulo (Fonseca) não foi muito ouvido", referiu Capello, que tem um longo e glorioso passado no AC Milan.

Ao mesmo tempo, Capello critica a decisão de emprestar o francês Pierre Kalulu à Juventus em favor do lateral-direito brasileiro Emerson Royal, do Tottenham. Por outro lado, o treinador italiano acredita que o AC Milan não poderia ter feito muito mais na sua tentativa de recrutar um sucessor para Olivier Giroud com as adições de Álvaro Morata e Tammy Abraham.

Esta sexta-feira à noite, a equipa de Paulo Fonseca defronta o Hellas Verona fora de casa, antes de terminar 2024 em San Siro com um confronto contra Alexis Saelemaekers e companhia. A Roma visita Milão no domingo, 29 de dezembro, para o último jogo do ano dos rossoneri.