O Flamengo venceu o Vasco por 1-0 no Maracanã, este domingo, na 28ª jornada do Brasileirão. O resultado coloca o Fla momentaneamente na vice-liderança do campeonato e empurra o Vasco de volta a zona de despromoção.
Recorde aqui as incidências do encontro
Numa partida bastante movimentada e equilibrada, o golo da vitória saiu nos pés de Gerson, aos 76 minutos. No primeiro dérbi carioca da carreira do técnico Tite, o Flamengo ganhou a quarta partida seguida contra o arquirrival. Na Série A, o Mengão não perde no Clássico dos Milhões há 8 anos – ou 10 partidas.
Com 69.473 adeptos no estádio, o duelo recebeu o maior público da temporada no futebol brasileiro, superando a final da Supertaça do Brasil no início do ano.
Lá e cá
A primeira parte começou com o Vasco mais pressionante e com Payet a construir as melhores oportunidades cruz-maltinas. Depois de Arrascaeta ter passado a tomar conta do meio campo, o Fla cresceu no jogo, criou as chances mais perigosas do duelo (inclusive acertando na trave) e foi para o intervalo a jogar melhor que o rival.
A etapa inicial teve 7 remates para cada lado e uma ligeira superioridade na posse de bola para o Rubro-Negro.
No segundo tempo, os papéis invertiram, com a equipa de Tite à procura do contra-ataque e o Vasco a ficar mais com a bola meio-campo ofensivo.
O único gol do confronto surgiu em contra-ataque iniciado e concluído por Gerson, no momento em que os comandados de Ramón Díaz estavam mais perto de abrir o marcador. Gabigol, que tinha acabado de entrar no lugar do apagado Pedro, carregou a bola pelo flanco esquerdo e fez o cruzamento que acabou no gol rubro-negro.
O Flamengo subiu aos 50 pontos e assumiu a vice-liderança do Brasileirão, nove pontos atrás do Botafogo. O RB Bragantino, de Caixinha, que tem 49 pontos, ainda vai jogar e pode ultrapassar o Mengão.
Por outro lado, o Vasco continua com 30 pontos e voltou a cair para o 17.º lugar.
Nota lamentável
Antes do pontapé inicial, um homem foi morto a tiro e outros quatro ficaram feridos após confrontos entre adeptos dos dois clubes na Zona Oeste do Rio de Janeiro.