Mais

FlashFocus: McTominay, o novo ícone da cidade de Nápoles

Scott McTominay celebra um dos seus dois golos no Nápoles-Torino
Scott McTominay celebra um dos seus dois golos no Nápoles-TorinoGIUSEPPE MAFFIA / NurPhoto / NurPhoto via AFP Flashscore
É muito difícil encontrar uma cidade no mundo que viva o futebol como Nápoles. Basta dar um passeio pelos Quartieri Spagnoli para perceber a devoção dos napolitanos a Maradona. A área abriga os murais mais famosos do "10", que atraem milhares de turistas todos os dias e têm crescido desde a morte de Diego. O craque argentino dá o seu nome ao estádio e até o seu cabelo está exposto num altar no Bar Nilo, na capital Campana.

33 anos depois de Maradona, que é tão venerado em Nápoles quanto San Gennaro, ter dado à Azzurra o segundo Scudetto (já havia conquistado outro título do campeonato em 1987 e a Taça UEFA em 1989), a cidade estava novamente a explodir de alegria.

O Nápoles, do treinador italiano Luciano Spalletti, de Kvaratskhelia e de Osimhen, conquistou a Serie A com uma autoridade esmagadora na época 2022/2023. No entanto, a campanha dececionante que se seguiu, em que a equipa terminou em 10.º lugar, foi um remédio amargo para Fuorigrotta.

A reconstrução veio com Antonio Conte no banco e um jogador inesperado em campo: Scott McTominay (28 anos). O escocês (embora nascido em Lancaster, Inglaterra) deixou o Manchester United no verão passado, clube onde esteve desde os cinco anos, quando frequentou uma escola de futebol no clube, até aos 28 anos. 

O Nápoles pagou 30,5 milhões de euros pelos serviços do médio. O pagamento foi feito no mesmo dia em que outro jogador escocês chegou ao sul da Itália para reforçar o meio-campo: Billy Gilmour, do Brighton. No entanto, a sua contratação quase não aconteceu, pois o Nápoles estava perto de contratar Marco Brescianini para o meio-campo. Mas o então jogador do Frosinone, numa reviravolta inesperada, acabou por ir para a Atalanta, por empréstimo, com opção de compra.

Jogador da Serie A de abril

McFratm, que no dialeto napolitano poderia ser traduzido como McBro ou McBrother, é a alcunha de que mais gosta. Também é conhecido como McTerminador, MacGyver ou Apribottiglie (Abridor de Garrafas), pois é normalmente o responsável por marcar o primeiro golo da Azzurra.

A sua popularidade tem crescido a cada jogo e foi recentemente nomeado Jogador do Mês da Serie A, em abril. Neste período, o Nápoles venceu três jogos e empatou um. McTominay marcou cinco golos nesses quatro jogos.

A sua chegada a Nápoles foi uma verdadeira revolução. No dia da sua apresentação, depois de passar nos exames médicos, pediu expressamente para ser levado ao Diego Armando Maradona. McTominay estava emocionado por poder pisar o mesmo relvado que o melhor jogador de todos os tempos e por jogar num estádio que tem o seu nome. Enquanto olhava com admiração para a estátua do "10" nos corredores do estádio, colocou o desafio de fazer parte da história do clube.

11 golos e quatro assistências

O Nápoles está a fazer uma época extraordinária e, a duas jornadas do fim, lidera a tabela com 78 pontos, mais um do que o Inter de Milão, que está em segundo lugar. O Nápoles tem uma deslocação a Parma e outra a Cagliari, enquanto os nerazzurri defrontam a Lazio, em San Siro, e visitam Como.

O principal arquiteto da luta do Nápoles pelo seu quarto Scudetto é Scott McTominay. O escocês tem 11 golos e quatro assistências na Serie A (mais um golo na Taça de Itália), o que faz dele o médio mais goleador do campeonato.

Com estes números, McFratm é o primeiro médio da era Aurelio De Laurentiis a ultrapassar os 10 golos numa só época desde Marek Hamsik. O eslovaco marcou 12 golos em 2009-2010 e 11 em 2012-2013, números que o escocês pode ultrapassar nos dois jogos que faltam. Poderão ser três se Inter e Nápoles estiverem empatados em pontos, já que terão de jogar um spareggio, provavelmente no Giuseppe Meazza.

Na última jornada, que terminou com uma nota agridoce para o Nápoles, depois de o Génova ter empatado o jogo (2-2) e a equipa de Conte ter perdido dois pontos importantes na corrida pelo título, McTominay voltou a estar em destaque. Participou ativamente nos dois golos, dando a assistência a Lukaku para o 1-0 e a Raspadori para o 2-1.

"McTominaymania"

Além do seu desempenho em campo, McTominay tornou-se um verdadeiro ídolo em Nápoles. Na igreja de San Nicola al Nilo, situada em Spaccanapoli, no centro histórico da cidade, existe uma capela com a sua efígie.

No bairro de Secondigliano, há muito tempo que existe uma hamburgueria chamada McFratm. No entanto, desde a chegada de McTominay ao clube, o estabelecimento tornou-se viral.

Além disso, há bolos de aniversário com a sua imagem e têm circulado memes pela cidade com a sua cara, como o novo papa.

Como se isso não bastasse para conquistar os corações dos napolitanos, uma declaração que fez ao The Athletic sobre os tomates da Campânia conquistou toda a cidade.

"Oh meu Deus, os tomates. Nunca os tinha comido quando vivia no Reino Unido, eram água vermelha. Aqui os tomates sabem mesmo a tomate. Agora como-os como um lanche. Como todos os legumes e frutas. É tudo tão fresco, é fantástico", afirmou.