
Como confessou o atacante Bruno Pacheco em entrevista após a partida, o conjunto da casa começou o jogo sonolento, aparentemente ainda inebriado pela inédita classificação para a final da Taça Sul-Americana a meio de semana.
O Coelho, por outro lado, entrou com fome. Gonzalo Mastriani abriu o marcador logo aos 18 minutos, convertendo um penálti cometido por Britez (mão na bola confirmado pelo VAR). Cinco minutos depois, o mesmo Mastriani ampliou ao concluir com categoria jogada de Everaldo pela faixa direita.
Aos 31 minutos, o Fortaleza finalmente acordou. Zé Welison acertou lindo cruzamento na cabeça de Lucero, que diminuiu o prejuízo e despertou também os adeptos que não lotaram, mas encheram o Castelão.

Ao intervalo, o técnico Juan Vojvoda colocou em campo Thiago Galhardo e Machuca, e a dupla fez a jogada do golo de empate logo aos 56 minutos. A virada veio aos 68 minutos, após uma bela jogada pela esquerda de Galhardo, que deixou Bruno Pacheco na cara do guarda-redes.
Reveja aqui as principais incidências da partida
O Tricolor seguiu por cima até o final da partida, permitindo apenas uma oportunidade de golo ao América já nos acréscimos.
Com o resultado, o Fortaleza passa a ter 42 pontos e rouba a sexta posição do Fluminense, que perdeu com o Botafogo na jornada. Já o América parou nos 18 pontos e caiu para o último lugar da Série A. Os mineiros foram ultrapassados pelo Coritiba, que venceu o Atlético Mineiro em Belo Horizonte.
