"Francisco Conceição é muito forte nos duelos e nas corridas, contribuindo com grande empenho para a fase defensiva. E no ataque tem mostrado evolução na capacidade de marcar golos e ser mais decisivo". Palavras de Luciano Spalletti que, desde que assumiu o comando da Juventus, colocou Francisco Conceição no centro do projeto.
Mais eficaz a recuar e a cobrir do que um Edon Zhegrova que ainda procura recuperar a melhor forma física, o internacional português tem demonstrado a sua utilidade nas últimas partidas. Frente à Roma percorreu todo o corredor ofensivo a partir da direita, marcando o golo que desbloqueou o encontro, depois vencido 2-1 pelos bianconeri.
De trás para a frente
O jogador destaca-se como um dos elementos mais completos e influentes da equipa, com impacto evidente tanto na defesa como no ataque. No plano defensivo, sobressai como o melhor do grupo em intensidade e regularidade: é o primeiro em desarmes tentados (13) e ganhos (8), além de liderar nos cortes de carrinho no último terço defensivo (3) e no número de interceções (8).
No ataque, o contributo é igualmente relevante, sobretudo na progressão com bola controlada. O internacional português é o principal ponto de referência da equipa em dribles tentados e bem-sucedidos, com números que o colocam entre os melhores da Serie A. Conceição é o avançado bianconero com mais dribles tentados (50) e bem-sucedidos (26), dois dos quais resultaram em golo. E lidera também na distância percorrida com bola controlada em direção à baliza adversária (1682 m).

Produção
Ao nível da finalização e da produção global, o jogador alia quantidade e regularidade: em 59 jogos realizados, soma 10 golos e 6 assistências, figurando entre os primeiros da equipa em remates, remates enquadrados e valor de expected goals.
Entre os avançados bianconeri, é o segundo em oportunidaes criadas (4), segundo na distância total percorrida com bola controlada (2995 m) e segundo na produção de xG sem grandes penalidades (2.8). Estes números confirmam não só a sua capacidade ofensiva, mas também o contributo completo nas duas fases do jogo.
