Gasperini, nomeado treinador da Atalanta em 2016, deu a volta à sorte do clube em nove anos de mandato, durante os quais transformou a equipa que lutava pelo meio da tabela para uma presença regular na Liga dos Campeões.
Sob o comando do técnico de 67 anos, a Atalanta conquistou o troféu da Liga Europa na última temporada, com uma vitória enfática por 3-0 sobre o Bayer Leverkusen na final. Gasperini tem contrato até junho de 2025, com a possibilidade de o prolongar por mais um ano.
Questionado sobre se a Atalanta, que está em terceiro lugar na Serie A com 51 pontos em 25 jogos, poderia garantir a qualificação para a Liga dos Campeões esta época, Gasperini disse aos jornalistas:
"Tenho pouco tempo para fazer isso, talvez seja a última vez. É verdade, como já foi dito, há um princípio e um fim, veremos no final da época se vai experir ou parar, certamente não haverá continuidade. Não haverá mais renovação nem continuidade", admitiu.
Gasperini, que iniciou a sua carreira de treinador nas camadas jovens da Juventus, juntou-se à Atalanta depois de terminar um segundo período no comando do Génova.
Sob a orientação de Gasperini, o Génova subiu à Serie A em 2007, após 12 anos de ausência da primeira divisão. Ele também passou pelo Inter de Milão e pelo Palermo.
