Mais

Gasperini e a polémica a envolver o penálti de Lookman: "Não quis ofender ninguém"

Lookman ficou magoado com os comentários de Gasperini
Lookman ficou magoado com os comentários de GasperiniREUTERS / Daniele Mascolo
O treinador da Atalanta, Gian Piero Gasperini, disse no sábado que nunca teve a intenção de ofender Ademola Lookman ao dizer que o avançado é "um dos piores marcadores de penáltis que já viu", após a derrota em casa do Club Brugge na Liga dos Campeões.

Siga as incidências do encontro

O Club Brugge, da Bélgica, derrotou a Atalanta por 1-3 na segunda mão do play-off, eliminando a equipa italiana com uma vitória por 5-2 no agregado e passando aos oitavos de final.

Lookman, herói da Atalanta na época passada, quando esta venceu a Liga Europa, marcou um golo para a equipa italiana quando esta perdia por 3-0, mas o nigeriano, que já marcou 15 golos esta época, teve um penálti defendido, que Gasperini disse que Lookman não devia ter cobrado com o médio ofensivo Charles De Ketelaere e o avançado Mateo Retegui em campo.

Num post no Instagram, Lookman disse que os comentários de Gasperini sobre ele foram "profundamente desrespeitosos" e dolorosos.

Gasperini ignorou a discussão durante uma conferência de imprensa no sábado, apontando semelhanças com um incidente na vitória da Udinese por 1-0 na Serie A sobre o Lecce, na sexta-feira, em que Lorenzo Lucca marcou um penálti apesar de não ser o cobrador designado.

"Teve um impacto extraordinário, tudo o que veio depois... a minha frase não era para ser ofensiva", disse Gasperini.

"No Udinese-Lecce, tivemos o que poderia ter sido um drama, felizmente houve quem o deixasse passar. Gostaria que um jogador forte como o Lookman tivesse feito um gesto para o De Ketelaere a dizer 'vá lá, fica com a bola, mete-a lá dentro'", acrescentou.

"Ele pode vir a ser um cobrador de penáltis, o que seria uma capacidade adicional de marcar golos... Falo sempre em frente de toda a equipa, nunca mexeu com o clube. Ele sentiu-se ofendido, eu não queria ofender ninguém", garantiu o técnico.

A Atalanta, terceira classificada da Serie A com 51 pontos em 25 jogos, desloca-se no domingo ao terreno do Empoli, que está em risco de descida.

"O Empoli vem de uma série de resultados difíceis, mas em todos os jogos que vi teve um desempenho muito bom", disse Gasperini.

"É uma boa equipa, com uma boa qualidade de jogo, com um excelente treinador, que está a jogar pela salvação. Lembro-me do primeiro jogo, espero um jogo equilibrado e difícil. Só temos um objetivo, temos de dar o nosso melhor", concluiu.