Guia do Brasileirão 2023: favoritos, regulamento, clássicos e os treinadores portugueses

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Guia do Brasileirão 2023: favoritos, regulamento, clássicos e os treinadores portugueses
Brasileirão começa em 15 de abril e termina em 3 de dezembro
Brasileirão começa em 15 de abril e termina em 3 de dezembroLucas Figueiredo/CBF
O Brasileirão começa este sábado. O maior campeonato do país chega à 21.ª edição de pontos corridos. Os 20 clubes da primeira divisão disputam 38 jornadas, com o ponto final marcado para 3 de dezembro.

Atual campeão, o Palmeiras fará um dos jogos de abertura do Brasileirão, às 20:00 horas, contra o Cuiabá, no Allianz Parque. No mesmo horário, América Mineiro e Fluminense vão defrontar-se no Independência. A primeira jornada terá outras cinco partidas no sábado e três no domingo.

Os 20 clubes do Brasileirão em 2023 são: América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.

Favoritos

Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro aparecem em qualquer lista de favoritos nos últimos anos. Nas cinco edições anteriores do Brasileirão, o título foi dividido entre eles. Pela força dos plantéis e pelo histórico recente, o trio parte na frente em 2023.

As situações de cada um, porém, são bem distintas. O Palmeiras, além de ser o atual campeão, é quem mostra maior regularidade esta temporada. Apesar das saídas de Danilo e Gustavo Scarpa, a equipa de Abel Ferreira é forte candidata ao 12.º título brasileiro.

Palmeiras de Abel busca o bicampeonato consecutivo
Palmeiras de Abel busca o bicampeonato consecutivoCesar Greco/Palmeiras

Regularidade, definitivamente, não é a palavra do Flamengo em 2023. A perda dos quatro títulos que disputou no início do ano levou à demissão de Vítor Pereira, substituído por Jorge Sampaoli. Os próximos passos do Rubro-Negro são uma incógnita, mas uma equipa com Arrascaeta, Gabigol, Pedro e companhia nunca pode ser descartado.

Após um 2022 decepcionante, o Atlético Mineiro contratou Eduardo Coudet para devolver o brilho à equipe. Mesmo com oscilações e turbulências, o Galo tem cumprido seus objetivos. Para ir longe no Brasileirão, a equipa tem Paulinho e Hulk como trunfos.

Fla e Galo brigam por mais um título
Fla e Galo brigam por mais um títuloGilvan de Souza/Flamengo

A julgar pelo desempenho neste ano, o Fluminense pode juntar-se ao trio na luta pelo Brasileirão. O Tricolor está a impressionar em 2023, com direito a goleada por 4-1 sobre o Flamengo no jogo do título carioca. Além disso, a equipa de Fernando Diniz conta com o artilheiro da última edição, Germán Cano, que segue em grande momento.

Flu conta com Cano e Marcelo para sonhar no Brasileirão
Flu conta com Cano e Marcelo para sonhar no BrasileirãoMailson Santana/Fluminense

Athletico Paranaense, Corinthians, Grêmio e Internacional correm por fora e devem estar entre os concorrentes ao G6 (que dá acesso à Libertadores). Equipas como América Mineiro , Botafogo e Fortaleza podem surpreender. Entre os demais, a expectativa é baixa, mas um campeonato longo como o Brasileirão permite reviravoltas.

Regresso de gigantes

O Brasileirão 2023 marca o regresso de quatro campeões nacionais à elite: Bahia, Cruzeiro, Grêmio e Vasco. À exceção da Raposa, os recém-promovidos fizeram contratações importantes para se firmar novamente na Série A. O maior destaque é a chegada de Luis Suárez ao Tricolor Gaúcho.

Entre os quatro, o Grêmio parece estar à frente, tanto pelo plantel quanto pelo nível apresentado neste ano. Bahia e Vasco tiveram bons momentos, mas ainda oscilam bastante. O Cruzeiro teve poucos reforços de peso e trocou recentemente de técnico (Paulo Pezzolano por Pepa). O plantel limitado e a instabilidade podem dificultar a missão celeste.

Suárez fez o gol do título gaúcho do Grêmio
Suárez fez o gol do título gaúcho do GrêmioLucas Uebel/Grêmio

Treinadores portugueses

Como tem vindo a ser hábito nos últimos anos, o Brasileirão conta com uma armada de treinadores portugueses. Abel Ferreira é o mais destacado, depois de já ter conquistado todos os títulos possíveis ao serviço do Palmeiras, parte com vontade de revalidar a conquista do campeonato.

Luís Castro é um dos repetentes. Depois de supervisionar a primeira época do Botafogo no principal escalão, com o apuramento para a Sul-Americana o treinador luso quer agora conduzir o emblema carioca à Libertadores. António Oliveira, que assegurou a manutenção do Cuiabá, passou para o Coritiba, com o mesmo objetivo.

Existem, depois, quatro estreantes: Renato Paiva (Bahia), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Ivo Vieira (Cuiabá) e Pepa (Cruzeiro). Os três primeiros lideram equipas com aspirações modestas, enquanto o antigo treinador do Vitória de Guimarães está no comando de um histórico do futebol canarinho que, apesar de ter regressado ao Brasileirão esta época, tem aspirações ao topo.

Regulamento

- Todas as 20 equipas do Brasileirão defrontam-se em casa e fora, com 38 rodadas.

- Os 4 primeiros garantem vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

- O 5.º e o 6.º vão disputar as pré-eliminatórias da Libertadores.

- Caso uma equipa do G6 se classifique para a Libertadores por via de outro torneio, a vaga vai para o sétimo classificado, e daí em diante. O mesmo vale para o G4 e as vagas diretas.

- As seis equipas seguintes vão para a Taça Sul-Americana.

- Os 4 últimos são despromovidos para a Série B.

- Em caso de igualdade em pontos, os critérios de desempate são: 1) vitórias; 2) saldo de golos; 3) golos marcados; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

Clubes da Série A aprovaram parâmetros para 2023 em Conselho Técnico
Clubes da Série A aprovaram parâmetros para 2023 em Conselho TécnicoRafael Ribeiro/CBF

Clássicos (Primeira volta)

3.ª jornada

29/4 - Palmeiras x Corinthians

30/4 - Flamengo x Botafogo

4.ª jornada

6/5 - Fluminense x Vasco

6.ª jornada

14/5 - Corinthians x São Paulo

14/5 - Athletico-PR x Coritiba

7.ª jornada

20/5 - Botafogo x Fluminense

20/5 - Santos x Palmeiras

21/5 - Grêmio x Internacional

9.ª jornada

3/6 - Vasco x Flamengo

3/6 - Cruzeiro x Atlético-MG

10.ª jornada

A definir - São Paulo x Palmeiras

11.ª jornada

21 ou 22/6 - Santos x Corinthians

13.ª jornada

1, 2 ou 3/7 - Botafogo x Vasco

15.ª jornada

15, 16 ou 17/7 - Fluminense x Flamengo

15, 16 ou 17/7 - São Paulo x Santos