Com o resultado, o Internacional subiu três posições na tabela e é agora o 11.º colocado, com os mesmos 38 pontos do São Paulo, que aparece em 10.º lugar na classificação. O Colorado abriu oito pontos de frente para o próprio Vasco, que caiu para zona de despromoção.

Recorde as principais incidências da partida
Atuando em casa, o Vasco tomou a iniciativa do jogo, mas o Internacional, aos poucos, foi controlando as ações e tornando-se mais efetivo.
A qualidade do Colorado e também o momento vivido pela equipa de Eduardo Coudet, que na última jornada goleou o Santos (7-1), falaram mais alto, com a equipa gaúcha a dominar o meio de campo.

O golo do Inter saiu naturalmente e aconteceu aos 19 minutos. Alan Patrick mostrou a sua genialidade com passe em elevação que encontrou Maurício. O camisola 27 tirou de Léo Jardim e abriu o placard em São Januário.
Esta foi a quinta assistência de Alan Patrick na temporada e o nono golo de Maurício em 2023.
O 1-0 ficou de bom tamanho para o Vasco. Aos 43 minutos da etapa final, Valencia testou Léo Jardim e o guarda-redes vascaíno fez ótima defesa. Pelo desempenho, os jogadores vascaínos saíram de campo vaiados pelos adeptos.

Valencia marca e trava ímpeto do Vasco

O Vasco voltou melhor para a etapa final. Nada mais interessava à equipa do que a vitória. Vegetti, aos 11 minutos do segundo tempo, quase igualou o placard num cabeceamento defendido por Rochet.
Mas foi o Internacional que serviu um balde de água fria aos adeptos do Vasco. Aos 59 minutos, Rochet deu um chutão para frente e aí valeram o talento e a força física de Valencia. Ela ganhou de Léo, tocou para Bustos e recebeu de volta.
O equatoriano invadiu a área vascaína e chutou na saída de Léo Jardim. A claque vascaína não perdoou o defesa Léo, vaiado a cada toque na bola após o golo.
Golo e expulsões

O Internacional poderia ter ampliado o marcador em dois lances de Enner Valencia. Num deles, o equatoriano acabou por ver a bola passar por entre suas pernas, cara a cara com Léo Jardim.
O conjunto visitante não matou o jogo e foi castigado. Aos 38 minutos, Erick Marcus cruzou na medida para a área. Alex Teixeira cabeceou com estilo e fez o golo que diminuiu a diferença no placard. Ele não marcava um golo há mais de sete meses.
A partir daí, foi um jogo de ataque contra defesa, especialmente após as substituições de Coudet. O alívio do conjunto gaúcho só veio após a expulsão de Paulinho, que deixou o Gigante da Colina com um a menos.
Próximo aos 90+5 minutos, Erick Marcus foi também expulso. O Vasco ficou com apenas oito jogadores na linha e o Internacional aproveitou-se para sacramentar a vitória.