Isaksen, reforço da Lazio, ao raios-x no Flashscore: "Forte no um para um e letal no contra-ataque"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Isaksen, reforço da Lazio, ao raios-x no Flashscore: "Forte no um para um e letal no contra-ataque"

Isaksen num duelo com o agora companheiro de equipa, Adam Marusic, na época passada
Isaksen num duelo com o agora companheiro de equipa, Adam Marusic, na época passadaProfimedia
Gustav Isaksen, avançado dinamarquês de 22 anos, é reforço da Lazio, oriundo do Midtjylland. A expectativa em Roma é grande, em torno da nova cara do ataque da Lazio. Em exclusivo ao Flashscore, o jornalista dinamarquês Karsten Krogh faz a radiografia de Isaksen.

Gustav Isaksen é o novo jogador da Lazio. O contrato com os romanos é de cinco anos para o avançado de 22 anos, que, segundo o jornalista e especialista na Serie A, Karsten Krogh, deve esperar uma curva íngreme de aprendizagem antes de realmente fazer a diferença

Esta não é a primeira vez que um dinamarquês veste a camisola azul com o logótipo da Lazio ao peito. Desde que John Hansen marcou 15 golos em 27 jogos, em meados da década de 50, quatro outros jogadores, além de Isaksen, foram aclamados pela Curva Nord, a casa dos adeptos mais fanáticos da Lazio.

O mais proeminente é Michael Laudrup, que disputou 60 partidas no Estádio Olímpico, nos arredores de Roma, de 1983 a 1985. Agora é a vez de Isaksen seguir os passos de Laudrup e, de acordo com Karsten Krogh, o clube italiano é uma boa escolha para o avançado.

"A Lazio é um clube que está a ir bem neste momento. Tem talvez o melhor treinador da Serie A, Maurizio Sarri, que é a sua maior estrela. Ele também tem a confiança incondicional do presidente, que trabalha com o objetivo de pôr as coisas em ordem no topo, por isso Isaksen não deve esperar o clássico manicómio do sul da Europa", diz Krogh ao Flashscore.

O segundo lugar da época passada na Serie A foi uma surpresa para muitos. A Lazio não é uma equipa notoriamente grande em Itália e tem apenas dois Scudettos no seu palmarés, o último dos quais na época de 1999/2000. Krogh atribui o excelente resultado do ano passado quase exclusivamente à presença de Maurizio Sarri.

"Conseguiu obter quase 50 por cento mais de todos os jogadores na época passada. Tem uma forma muito específica de jogar futebol, em que todos sabem o que se espera de cada jogador. O seu estilo de jogo não se adequa a Isaksen, mas se este último conseguir entrar nele, poderia ser um salto quântico", diz Krogh.

A filosofia de Sarri é jogar a bola desde trás, e um jogador da Lazio deve esperar ter sempre um adversário atrás de si. Krogh acredita que isso pode criar problemas para o extremo dinamarquês.

"É preciso ter jogadores que sejam muito bons com a bola. Isaksen não é de certeza, pois é bom em frente à baliza adversária, onde pode driblar e explorar a sua velocidade. É preciso tempo para que todos aprendam a forma de jogar futebol de Sarri", explica.

Maurizio Sarri reina absoluto na Lazio
Maurizio Sarri reina absoluto na LazioProfimedia

Seria, portanto, surpreendente se o melhor marcador da Superliga dinamarquesa da época passada fosse titular, apesar investimento a rondar os 16 milhões de euros. De acordo com Karsten Krogh, há várias razões para isso.

"Devido ao estilo de jogo, ficaria surpreendido se ele entrasse diretamente para o onze inicial. No entanto, é óbvio que Isaksen vai ter várias aparições na sua primeira época em Itália. Ele é um excelente jogador de contra-ataque, que pode ser usado como uma ameaça para manter a vantagem. A sua velocidade também será evidente na Serie A e será letal no contra-ataque. E no um contra um, ele é capaz de superar quase todos", explica.

Mesmo que Isaksen adopte o estilo de jogo da Lazio com a rapidez de um relâmpago, de acordo com Krogh, há um obstáculo na sua busca por um lugar a titular, que é a presença de Felipe Anderson.

"O Anderson foi excelente na época passada e é melhor do que o Isaksen em quase tudo. Talvez não seja tão rápido ou tão forte no drible. Por outro lado, é mais disciplinado, melhor defensivamente e, de um modo geral, é um jogador mais inteligente e habilidoso. Isaksen pode aprender muito com Felipe Anderson, porque acho que ele possui muitas das qualidades que faltam a Isaksen", diz Krogh sobre o brasileiro de 30 anos, que geralmente joga na posição preferida do dinamarquês, ou seja, como extremo direito no ataque a três da Lazio.

Estatísticas sobre Felipe Anderson na Serie A nesta temporada
Estatísticas sobre Felipe Anderson na Serie A nesta temporadaFlashscore

Um fator que favorece os minutos de Isaksen é o facto de a Lazio ter muitos jogos para disputar. A Serie A, a Liga dos Campeões e a Taça de Itália oferecem a Gustav Isaksen a oportunidade de entrar na rotação da equipa. No entanto, a abordagem será difícil, também do ponto de vista mental.

"A favor de Isaksen está o facto de não ser um completo desconhecido. Já disputou muitos jogos na Superliga e na Europa, bem como várias seleções jovens da Dinamarca. Parece ser alguém com muita auto-confiança, mas é possível que daqui a um ano nos apercebamos que a fasquia está demasiado alta", defende.

De acordo com Krogh, outra oportunidade de jogar com mais regularidade pode ser o facto de o jogador mais importante da equipa, Ciro Immobile, estar a sair de uma época marcada por lesões. Na sua ausência na época passada, foi muitas vezes Felipe Anderson que ocupou o lugar no ataque, o que poderá abrir a porta a Isaksen.

De acordo com Karsten Krogh, o preço do extremo dinamarquês também pode ser uma vantagem para o jovem.

"Se ele fosse mais barato, teria sido mais fácil dizer 'livra-te dele' depois de 10 jogos inconsistentes. Em vez disso, penso que lhe foi pago o montante certo, que é suficientemente caro para ser paciente, mas também suficientemente barato para não ter expectativas demasiado elevadas", afirma.

Gustav Isaksen tem boas recordações da sua nova casa
Gustav Isaksen tem boas recordações da sua nova casaProfimedia

Gustav Isaksen não é a única contratação da Lazio para a próxima temporada. O comportamento dos Biancocelesti no mercado tem sido melhor do que nos últimos anos. Em geral, o clube não compra jogadores jovens e, quando o faz, geralmente são italianos.

"Acredito que, se após a primeira época não registarmos progressos relativamente importantes, isso poderá levar a uma saída da Lazio", afirma Krogh, que também vê a possibilidade de um cenário muito mais feliz.

"Com Isaksen nunca se sabe. Ele tem um potencial louco, com habilidades do mais alto nível. Se Sarri conseguir encaixá-lo rapidamente, então tudo é possível", defende.

A Lazio estreia-se na nova temporada a 20 de agosto, visitando o Lecce.

Siga o Lecce-Lazio no Flashscore