A chegada de Jonathan David à Juventus despertou o entusiasmo de adeptos e adeptos, e ninguém melhor do que o treinador canadiano Jesse Marsch para falar dos seus méritos e do seu potencial. O treinador americano, conhecido por lançar jovens talentos como Haaland e Nkunku, não tem dúvidas sobre o valor do seu avançado centro: "Estou convencido de que, a um nível absoluto na Europa, só há Haaland à frente de David."
Marsch considera David um avançado "top" pela sua inteligência tática e frieza em frente à baliza.
"A sua principal qualidade é a inteligência: conhece o futebol e, acima de tudo, compreende os momentos do jogo, e é também por isso que marca tantos golos. Combina a técnica com um sentido de oportunidade inato: marca golos de todas as formas", explicou.
A alcunha de "Homem de Gelo" não é acidental, como confirma o treinador: "Nunca perde o rumo, é calmo e frio. E, consequentemente, implacável".
"Tem tudo para marcar 25 golos, mesmo na Série A"
Depois de três épocas no Lille com números surpreendentes - entre 25 e 26 golos por temporada - Marsch tem a certeza de que Jonathan David pode confirmar-se também na Serie A, desafiando os bombardeiros do campeonato: "Jonathan tem tudo para repetir os 25 golos mesmo na Juventus. Há grandes avançados na Serie A, mas certamente que David vai lutar pela artilharia."
Quanto à sua função, o novo reforço da Juve é descrito como muito versátil.
"David é um 9, mas também um 9 e meio, um 10 ou um avançado exterior. Connosco, no Canadá, joga como segundo avançado ou como 10 com um avançado centro por perto. E marca os mesmos golos. Quando eu treinava o Leeds, queria o David comigo na Premier League. Mas agora, ao treiná-lo na seleção nacional, apercebi-me de que ele é mais forte do que eu imaginava", assumiu.
"Osimhen e David? No papel, seriam pelo menos 50 golos"
Marsch também olha para o futuro: "Tenho uma queda pela Itália e terei mais um motivo para ir a Turim."
O treinador prevê uma dupla com pelo menos 50 golos se a Juventus também conseguir contratar Osimhen: "Osimhen é um avançado centro, David é mais um segundo avançado. Não sei se vai acontecer, mas no papel seria uma óptima dupla. Traduzida em golos? Osimhen-David seriam, no mínimo, um ataque de 50 golos".
Não faltam comparações com outros talentos lançadas pelo próprio Marsch: "Erling Haaland é força e potência, Jonathan é inteligência e técnica. Em termos de caraterísticas, David assemelha-se mais a Nkunku, mas em termos de valor absoluto está logo a seguir a Haaland".
Por último, o orgulho pelo primeiro canadiano na história da Juventus é palpável.
"Ele é um orgulho para a nossa seleção nacional. Cresci nos EUA a ver futebol italiano e tinha um fraquinho pelo AC Milan de Baresi, Maldini, Costacurta, Donadoni... A Juventus é outro clube italiano de topo e David tem a mesma mentalidade que os bianconeri: é competitivo e vencedor", concluiu.