Mais

Juventus revela que está a ser investigada pela UEFA e pode enfrentar "sanções desportivas"

A equipa da Juventus
A equipa da JuventusJennifer Lorenzini / Reuters

O clube da Serie A, Juventus, revelou esta quinta-feira que está sob investigação por parte do organismo europeu UEFA devido a possíveis violações das suas regras financeiras.

Siga o Como - Juventus no Flashscore

O clube de Turim fez este anúncio nos seus relatórios financeiros, que serão apresentados na assembleia geral anual de acionistas a 7 de novembro.

Juventus informou que a UEFA comunicou ao clube, a 18 de setembro, a abertura de um processo para investigar eventuais violações da regra de receitas do futebol do organismo entre 2022 e 2025, estando a decisão prevista para a primavera do próximo ano. O clube referiu que isto pode resultar "numa possível sanção económica... e eventuais sanções desportivas."

A regra de receitas do futebol da UEFA limita as perdas dos clubes a 60 milhões de euros num período de três anos. Este valor pode ser aumentado em 10 milhões de euros por ano se os clubes cumprirem quatro condições que a UEFA considera representativas de "boa saúde financeira."

O Juventus, atualmente no 5.º lugar da Serie A com 12 pontos em seis jogos, teve um início de época modesto, com três vitórias e três empates.

Controlado pela família Agnelli há um século, o Juventus registou um prejuízo de 58 milhões de euros no exercício fiscal terminado a 30 de junho. O último lucro anual do clube foi alcançado na temporada 2016/2017.