O antigo jogador do Torino (oito épocas, entre 1967 e 1975) e treinador, entre outros, da Fiorentina, Pisa e Perugia, faleceu aos 80 anos na sua cidade natal, Piombino.
Foi com a equipa Granata que acumulou mais de 200 jogos e chegou à seleção italiana, que representou em cinco ocasiões.
Depois de terminada a sua experiência como treinador, iniciou a sua carreira como comentador de televisão. Uma pneumonia bilateral foi-lhe fatal, tendo sido internado nos cuidados intensivos do hospital de Piombino.
Mais de 40 jogos ao comando dos Viola
"Toda a Fiorentina exprime as suas profundas condolências pelo falecimento de Aldo Agroppi. Como jogador, vestiu a camisola do Torino (duas Taças de Itália ganhas e mais de 200 jogos) e como treinador sentou-se no banco viola entre 1985 e 1986 e em 1993 durante mais de 40 jogos", recordou o emblema Viola.
As condolências do Perugia
"Aldo Agroppi, um dos mais famosos jogadores e treinadores do futebol italiano, morreu aos 80 anos", anunciou o Perugia, uma das equipas pela qual passou, que publicou uma nota de condolências, na qual "se associa à dor do futebol italiano".
"Com os Grifoni liderou mais dois bons campeonatos na primeira divisão, envergando várias vezes a braçadeira de capitão antes de se retirar do futebol, no final do campeonato de 1976/77. Como treinador, depois de ter dirigido algumas das equipas juvenis dos Biancorossi, regressou à equipa principal, primeiro na época 1982/83 e depois em 1984/85, alcançando o quarto lugar, perdendo apenas um jogo, o que continua a ser um recorde na Série B, e mantendo-se na corrida pela subida à primeira divisão até à última jornada, falhando-a por apenas um ponto. O clube apresenta as suas mais profundas condolências à família", pode ler-se.
O Livorno, onde atua o sobrinho de Aldo Agroppi, Andrea Lucci, também expressou as suas condolências.
"A Unione Sportiva Livorno associa-se às condolências pelo falecimento de Aldo Agroppi. Enviamos as nossas mais profundas condolências à sua família e amigos e, em particular, ao nosso capitão Andrea Luci", indicou.