Mais

McTominay, o escocês que faz o Nápoles voltar a sonhar

McTominay durante a partida contra o Torino no último fim de semana.
McTominay durante a partida contra o Torino no último fim de semana.CARLO HERMANN/AFP
Não é preciso ser um driblador brilhante e imprevisível para incendiar o Nápoles e os seus tifosi: o seu novo menino bonito, o escocês Scott McTominay, é muito habilidoso com a cabeça e parece estar pronto para dar ao Nápoles um quarto scudetto.

Siga aqui as incidências do encontro

Depois de Maradona, eternamente venerado pelos títulos de campeão italiano de 1987 e 1990, e de Khvicha Kvaratskhelia, o melhor jogador da época 2022-2023 da Serie A também conhecido por Kvaradona, que o Nápoles dominou, será a vez de MacRadona?

Por enquanto, os apelidos de McTominay são "apenas" MacGyver ou McTerminator, em referência a um personagem de uma série de TV capaz de sair das situações mais comprometidas graças à sua engenhosidade, e outro de uma saga de ficção científica conhecida pela sua força.

Embora provavelmente nunca venha a despertar a adoração que o Nápoles ainda tem pelo argentino Diego Armando Maradona, que entre 1984 e 1991 deu ao clube dois campeonatos, uma Taça de Itália e uma Taça UEFA, o escocês conseguiu muito em apenas nove meses.

Com o Nápoles a sair de uma época desastrosa, em que terminou no 10.º lugar depois de ter tido três treinadores e sem qualificação europeia pela primeira vez desde 2014, o imponente médio ofensivo (1,93m) tornou-se a personificação de uma equipa transformada por Antonio Conte numa máquina de vitórias implacável.

McTominay na Serie A
McTominay na Serie AFlashscore

Desde agosto, marcou 11 golos, o que já faz dele o escocês com mais golos numa só época da Serie A, à frente do lendário Denis Law (10 golos com o Torino em 1961-1962).

"O golo está no seu ADN"

Mais importante ainda, o internacional escocês de 28 anos acertou no alvo cinco vezes nas últimas três jornadas, ajudando o Nápoles a diminuir a diferença para o Inter e depois ultrapassar os atuais campeões italianos, antes da 35.ª jornada.

"Marcar golos está no seu ADN, Scott é muito bom a avançar, tem a técnica, o tamanho e o físico para ser um goleador", sublinhou Conte no final de 2024.

O Nápoles fez uma bela movimentação no mercado: pagou 30 milhões de euros por um jogador que, em criança, chamou a atenção de Sir Alex Ferguson e que fez toda a sua carreira no Manchester United, que foi obrigado a reduzir a sua massa salarial no verão passado para cumprir o fair play financeiro.

Os números de McTominay na Serie A
Os números de McTominay na Serie AFlashscore

Embora os Red Devils tenham visto a sua estrela desvanecer-se nas últimas épocas, McTominay (178 jogos na Premier League, 19 golos) raramente desiludiu os adeptos do United, para quem era um dos favoritos.

"Eu teria preferido não perdê-lo, porque ele é o Manchester United", explicou Eric ten Hag, então treinador do clube inglês, no momento da sua saída.

"É um homem de ouro, especial, sempre sorridente e feliz, trabalhador", confirmou o companheiro de equipa napolitano Leonardo Spinazzola no passado fim de semana. "Temos sorte em tê-lo na nossa equipa".

Nápoles lidera a Serie A
Nápoles lidera a Serie AFlashscore

Enquanto ele poderia ganhar o seu primeiro título da liga - terminou em 2.º na Premier League com o Manchester United em 2018 e 2021 - McTominay, que já fala italiano sem muita dificuldade, está a pensar antes de tudo na ressonância que este quarto scudetto poderia ter em Nápoles e para os seus apaixonados tifosi.

"Seria muito importante para esta cidade", admitiu, antes de voltar à sua compostura tipicamente britânica e pouco napolitana: "É preciso manter a calma e o relaxamento, viver um jogo de cada vez", advertiu o escocês.