Idade: "Em qualquer idade há sempre tempo para estar entusiasmado. Recentemente, tive uma despedida emocionada do Real Madrid. Cresci a ver futebol italiano e o Milan era a minha equipa preferida em Itália. Também porque o meu ídolo Boban estava lá e sempre tive um carinho especial pelos rossoneri".
Objetivos para a nova aventura: "Recordamos o Milan como uma das melhores equipas do mundo. Não nos devemos contentar com uma época medíocre ou com a qualificação para a Liga dos Campeões. Tenho uma visão para o Milan, mas também temos de ser humildes: temos de trabalhar arduamente para levar a equipa de volta a um nível elevado. Sou muito competitivo e quero trazer isso para a equipa. O objetivo mínimo é a qualificação para a Liga dos Campeões, mas o Milan deve lutar para ganhar troféus: é esse o meu objetivo e deve ser o mesmo para todos os que trabalham no Milan. Mas temos de manter a humildade e ter uma equipa sólida.
Serie A: "Posso oferecer a minha experiência. Vou trabalhar muito, vou dar o meu melhor para tentar fazer o mesmo que fiz noutros sítios. Sei que há grandes expectativas em relação a mim, mas estou pronto. Estou ansioso por começar este desafio e espero estar à altura das exigências. Acompanho muito a Serie A porque há muitos jogadores croatas e sempre gostei de seguir o campeonato italiano. É muito competitiva e está a voltar ao tempo em que era a melhor liga do mundo, as equipas são muito organizadas e isso torna-a diferente da liga espanhola. Tenho de me adaptar rapidamente a este futebol".
Boban, Ibra e Allegri
Boban e Ibrahimovic: "Não tenho falado com o Boban ultimamente, mas falávamos muitas vezes do Milan quando nos encontrávamos. Vi o Zlatan, o Ancelotti também falou muito bem do Milan. Já tinha esta impressão positiva, o Milan é um grande clube e uma grande base de adeptos. Quando estas pessoas nos falam do clube nestes termos, é óbvio que a perceção melhora. O acolhimento que recebi foi impressionante".
Mundial-2026: "O objetivo é disputar o Campeonato do Mundo, mas, entretanto, é preciso qualificarmo-nos. Não olho muito para o futuro, tento viver o presente e fazer as coisas agora. É por isso que quero começar esta nova aventura, para me preparar o melhor possível e poder estar ao nível que o clube exige. Haverá tempo para falar do futuro".
Negociações: "Para mim, foi uma escolha muito fácil quando o Tare me telefonou. E quando ele foi para a Croácia foi importante porque mostrou o quanto o Milan se preocupava comigo e o quanto acreditava que eu ainda podia atuar a um nível elevado: foi o ponto de viragem para mim. Quando aparece alguém que nos quer comprar, explicam-nos o projeto, após o que precisei de tempo para falar com a minha família, mas por dentro sabia que seria a melhor opção. Foi uma escolha que surgiu muito rapidamente depois da última com o Real, mas mostra a confiança que me deram".

Sobre o papel em campo: "Como disse anteriormente, já falei um pouco com Allegri, penso que todos sabem que me sinto mais confortável no centro, onde posso organizar a equipa, ditar o ritmo. Mas ainda tenho de falar com o treinador para perceber a sua visão e, a partir daí, tenho de trabalhar muito, dar o meu melhor e ajudar a equipa a obter resultados. O papel que tive no Real Madrid é onde me sinto mais confortável, depois posso adaptar-me a qualquer posição. A prioridade é a equipa, não o indivíduo, e essa tem de ser a nossa mentalidade".
Conversa com Ancelotti e mensagem de Rakitic
Conversas com Ancelotti: "Falámos em geral sobre o clube, as pessoas, San Siro e que é um clube muito exigente como o Real Madrid, onde há muita pressão. Mas eu já sabia que queria ir para o AC Milan".
Rakitic: "Eu e o Ivan somos grandes amigos, ele escreveu-me uma mensagem muito bonita e estou muito contente com isso. Tenho sorte em fazer parte deste grande clube como o AC Milan, não o tomo como garantido. Que mais posso trazer para além da minha paixão? A minha humildade, a minha ética de trabalho, a minha simplicidade. Não me vejo como alguém especial, sou apenas um tipo normal que gosta de jogar futebol e tenho a sorte de poder jogar num grande clube como o Milan. Estou ansioso por começar esta aventura, estou muito entusiasmado e espero que corra de acordo com as minhas expectativas".