Mais

Morreu Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi foi presidente do AC Milan
Silvio Berlusconi foi presidente do AC MilanAFP
O antigo primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, morreu esta segunda-feira no hospital San Raffaele, em Milão, segundo informação confirmada pela unidade hospitalar onde a também histórica figura do futebol italiano estava internada. Tinha 86 anos.

Depois de ter vencido o cancro do pâncreas em 1997, de ter substituído uma válvula aórtica defeituosa em 2016 e de ter passado a COVID-19 em dezembro de 2020, Silvio Berlusconi sucumbiu a uma leucemia crónica.

O antigo presidente do AC Milan e atual proprietário do Monza já tinha sido hospitalizado entre 24 e 30 de março no San Raffaele por insuficiência respiratória, tendo depois regressado a casa para passar o Domingo de Ramos, agradecendo as muitas mensagens que tinha recebido durante a sua hospitalização: "Já estou de volta ao trabalho para as principais questões destes dias", declarou com um pouco de bravata clássica.

Com a sua morte, desaparece um grande pedaço da história italiana. Uma história cheia de sucessos, episódios controversos, escândalos, investigações e mistérios na esfera política, mas também de vitórias na esfera desportiva. Com Berlusconi como presidente ou proprietário, o AC Milan conquistou 8 campeonatos de Itália, 1 Taça de Itália, 7 Supertaças de Itália, 5 Ligas dos Campeões, 2 Taças Intercontinentais, 5 Supertaças da UEFA e um Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, num total de 29 troféus oficiais em 31 anos.