Nottingham Forest lidera a corrida por Mateta, com uma proposta de 40 milhões de euros

Jean Phillipe Mateta parece estar de saída do Crystal Palace
Jean Phillipe Mateta parece estar de saída do Crystal PalaceAndrew Couldridge / Action Images via Reuters

Jean-Philippe Mateta tornou-se um dos nomes mais cobiçados desta janela de transferências. Depois do interesse da Juventus, é agora o Nottingham Forest que está a acelerar para o contratar ao Crystal Palace.

A proposta, que ronda os 40 milhões de euros, é um sinal claro por parte do Forest, especialmente numa janela de mercado em que também houve interesse do AC Milan, da Juventus e do Aston Villa pelo avançado.

De acordo com algumas fontes, Mateta mostrou-se recetivo a uma transferência de peso nesta janela e, em particular, estava atraído pela possibilidade de jogar na Serie A. A Juventus analisou seriamente a operação, mas neste momento não consegue igualar a proposta do Forest, tendo optado pela fórmula de empréstimo com obrigação de compra, em vez de uma transferência definitiva. O Crystal Palace, por sua vez, sempre deixou claro que pretende vender o jogador a título definitivo.

O AC Milan encontra-se numa situação financeira semelhante, deixando assim o Forest numa posição privilegiada na corrida pelo avançado — e a esperar evitar a entrada de outros clubes à última hora.

Algumas fontes admitiram surpresa pela disponibilidade de Mateta em ponderar a mudança, mas o Forest mantém a insistência e acredita estar numa posição de força na noite desta segunda-feira.

Mateta terá manifestado o desejo de aumentar a sua visibilidade, melhorar as hipóteses de ser chamado à seleção francesa e garantir um contrato mais vantajoso. Entre as suas ambições estava também a de disputar a Liga dos Campeões.

O Forest — atualmente 17.º na Premier League, duas posições abaixo do Palace — demonstrou, no entanto, grande determinação em fechar o negócio.

Entretanto, as Eagles já estão a analisar possíveis alternativas para colmatar a eventual saída de Mateta, com Jorgen Strand Larsen entre os avançados em consideração.

A Juve admite não conseguir contratar Mateta nas condições atuais e, depois de também falhar Youssef En-Nesyri, foi associada a outras opções ofensivas, como Federico Chiesa e Joshua Zirkzee.

Além disso, pediu informações sobre Randal Kolo Muani para perceber se o Tottenham está disposto a terminar antecipadamente o seu empréstimo.