"O FC Porto chegou a acordo com o Cagliari Calcio para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 50% dos direitos económicos de Zé Pedro pelo valor total de 2 milhões de euros, correspondendo a uma remuneração fixa no mesmo montante", pode ler-se no comunicado dos dragões.
"O acordo prevê também 50% do valor relativo a uma futura transferência do atleta, o FC Porto assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 5% do montante da transação", termina a nota.

Zé Pedro, de 28 anos, tem um percurso de carreira atípico, de ascensão tardia até um dos grandes do futebol português. Depois de alinhar pelos sub-23 do SC Braga, ingressou no Estrela da Amadora, que disputava o Campeonato de Portugal (à data, o terceiro escalão), em 2020/21, com 24 anos.
Na temporada seguinte, foi contratado pelo FC Porto para representar a equipa B, em que se afirmou como peça importante, mas nesse mesmo ano teve a oportunidade de se estrear pela equipa principal, em encontro a contar para a Taça da Liga (vitória por 1-0 em receção ao Rio Ave).
Em 2023/24, à sétima jornada da Liga, numa altura em que o FC Porto se debatia com escassez no eixo da defesa, Zé Pedro foi chamado a jogo no Estádio da Luz, após expulsão de Fábio Cardoso, o que lhe permitiu estrear-se no principal escalão aos 26 anos, logo em contexto de clássico, que os dragões perderiam por 1-0.
Respondendo de forma positiva às oportunidades, o técnico Sérgio Conceição não abdicou de o manter e somou 17 jogos pela primeira equipa azul e branca nesse ano, tendo assumido um protagonismo ainda maior na última época, em que participou em 30 partidas.
Com a reformulação incutida na defesa e a recente chegada de Jakub Kiwior, proveniente do Arsenal, o plantel portista ficará com mais quatro centrais, pelo que Zé Pedro tem no Cagliari uma oportunidade de somar mais minutos e prosseguir, pela primeira vez, a carreira no estrangeiro.
