A Roma ainda não fez o anúncio oficial, mas a Serie A confirmou que o negócio está concluído na sua lista de transferências concluídas.
Milhares de adeptos saudaram o avançado belga Lukaku depois de este ter aterrado no aeroporto de Ciampino, nos arredores da capital italiana, na terça-feira, tendo a sua chegada sido um impulso para a Roma, depois de um início de época preocupante na Serie A.
Os meios de comunicação social italianos referem que o Chelsea aceitou a oferta da Roma de cerca de seis milhões de euros para contratar Lukaku para esta época, dando aos italianos o avançado que procuravam desde que Tammy Abraham lesionou os ligamentos do joelho no final da época passada.
Lukaku concordou em aceitar uma redução salarial de quase 11 milhões de eurospara cerca de 7,5 milhões de eurospara se transferir para a Roma, que está a operar ao abrigo de um acordo de Financial Fair Play celebrado com a UEFA.
A Roma somou um ponto nos seus dois primeiros jogos e a sua incapacidade de converter o domínio em golos ficou bem patente na derrota de sábado por 2-1 em Verona.
O Chelsea, por seu turno, tem tentado libertar-se definitivamente de Lukaku durante todo o verão, numa tentativa de pôr fim a uma transferência desastrosa que custou ao clube da Premier League 115 milhões de euros pagos ao Inter de Milão e o seu enorme salário anual.
Mas as conversações com o Inter - ao qual foi emprestado na época passada - fracassaram depois de o clube ter descoberto que o jogador tinha estado a falar secretamente com os seus maiores rivais, a Juve e o AC Milan. Em vez disso, o jogador voltou a reunir-se com o seu antigo treinador no Manchester United, José Mourinho, numa altura em que o clube da capital tenta qualificar-se para a Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2018.
