Chegou o anúncio oficial que todos os adeptos viola esperavam: Stefano Pioli é o novo treinador da Fiorentina. Depois de semanas de espera, o clube toscano anunciou, através de um comunicado de imprensa, a contratação do treinador da Emilia, que vem de experiências importantes na Serie A e da última aventura na Arábia Saudita com o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo.
Pioli, 58 anos, assume o comando da equipa com o objetivo de relançar um projeto ambicioso, que foi surpreendentemente interrompido após apenas uma temporada por Raffaele Palladino.
"A ACF Fiorentina anuncia que o novo treinador da equipa principal roxa é Stefano Pioli".
"Pioli, que regressa a Florença depois de ter vestido a camisola roxa como jogador, entre 1989 e 1995, e liderou os Gigliati como treinador de 2017 a 2019, assinou um contrato que o ligará ao clube até 30 de junho de 2028".
Regresso a Florença
Stefano Pioli está de regresso a Florença, uma cidade que lhe é bem conhecida e pela qual tem uma profunda ligação afetiva. Já vestindo a camisola roxa durante a sua carreira como jogador, de 1989 a 1995, o treinador de Parma regressa agora ao banco da Fiorentina após a sua experiência de 2017 a 2019.
Um período também marcado pela dolorosa tragédia ligada à morte de Davide Astori, capitão e seu jogador na sua primeira época no banco da Fiorentina.
Pioli, que possui um currículo de prestígio com equipas como AC Milan, Lazio, Bolonha e Inter, terminou a sua primeira aventura em Florença com um oitavo lugar na Serie A. Em abril de 2019, exatamente no dia 9, demitiu-se, deixando o clube toscano no 10.º lugar da classificação. Agora, o treinador está pronto para um novo desafio numa praça que conhece profundamente.