Vinculado ao Aston Villa, de Inglaterra, até junho de 2026, Coutinho chega ao Vasco da Gama por empréstimo de um ano. Antes de regressar ao Brasil, o médio estava no Catar, onde defendeu o Al-Duhail.
Na sua temporada pelo clube catari, Coutinho marcou oito golos e fez três assistências em 23 jogos. Coutinho era pretendido por outros clubes brasileiros, como Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Grêmio, mas o desejo do médio sempre foi voltar ao Vasco, clube onde foi formado.
O médio deixou o Vasco aos 19 anos de idade e fez carreira na Europa, passando por Liverpool e Barcelona, onde não viveu os tempos dourados de Anfield Road.
Coutinho também acumula passagens por Inter Milão, Espanyol e Bayern de Munique. O médio também chegou à seleção brasileira, defendendo a canarinha no Mundial de 2018.
Para regressar ao Vasco, o médio aceitou reduzir o ordenado, mas também fez exigências ao clube. O objetivo é almejar grandes objetivos ainda nesta temporada e recolocar o Gigante da Colina em posição de destaque, no meio de anos turbulentos.
