Mais

Onze da Serie A 2024/2025: McTominay lidera equipa com dois ex-Benfica

McTominay foi o melhor jogador da temporada
McTominay foi o melhor jogador da temporadaCARLO HERMANN / AFP
Depois de encerrado o campeonato, é hora de tirar as conclusões também a nível individual. Como sempre, a escolha dos jogadores foi feita de acordo com o sistema de classificação do Flashscore.

Com a vitória do Nápoles, a despromoção do Empoli e do Veneza e a qualificação da Juventus em quarto lugar, a Serie A 2024/2025 chegou ao fim, o que deixou muitos mini duelos em aberto até à última jornada.

No que diz respeito às individualidades que deram nas vistas ao longo do torneio, os jogadores da equipa campeã italiana foram os que mais se destacaram, como era de esperar: sobretudo Scott McTominay.

De acordo com a classificação do Flashscore, que teve em conta o número médio ao longo do ano, há três jogadores do Nápoles, na companhia de outros tantos jogadores da Roma e do melhor marcador, Mateo Retegui. Vamos ver, protagonista por protagonista, os mais merecedores.

O melhor 11 da Serie A
O melhor 11 da Serie AFlashscore

Guarda-redes:

Mile Svilar (Roma) - 6,9

Um campeonato de topo para o ex-Benfica. Decisivo nos momentos-chave da época. A solidez defensiva que permitiu à Roma estar perto de uma reviravolta histórica e de se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima temporada - depois de também ter estado muito perto do fundo da tabela - começa nas suas defesas, mas também no seu excelente domínio da bola com os pés.

Defesas:

Buongiorno (Nápoles) - 7,3

A sua transferência do Torino para o Nápoles não era uma conclusão óbvia. Mas a sua entrada em cena foi decisiva desde os primeiros jogos, embora a sorte não o tenha acompanhado durante toda a temporada. O azar, aliás, obrigou-o a ficar no banco de suplentes, por lesão, em várias partidas.

Rrahmani (Nápoles) - 7.2

Se há dois anos ele era "apenas" o parceiro de Kim Min-jae, desta vez ninguém tem dúvidas de que o verdadeiro kaiser do atual campeão italiano é ele.

Os números de Rrahmani
Os números de RrahmaniFlashscore

Nuno Tavares (Lazio) - 7.3 

A nova aquisição dos biancocelesti começou em alta, com oito assistências em dois meses, depois caiu devido a uma lesão: ainda assim, a temporada do jogador formado no Benfica ainda está bem acima das expectativas.

Médios:

Soulé (Roma) - 7,4

Esperava-se muito do argentino, que teve uma temporada de sensações mistas: regular na primeira metade da temporada, muito bom na segunda metade, especialmente após a lesão de Dybala, quando encontrou mais espaço e se tornou titular no 3-4-2-1 de Ranieri.

Calhanoglu (Inter) - 7,4

Os números do turco não foram os mesmos do ano passado (13 golos e três assistências contra cinco golos e seis assistências), mas o seu nome já é sinónimo de qualidade e confiança: quando está em campo pelos nerazzurri a história é outra.

McTominay (Nápoles) - 7,4

Levante a mão quem teria previsto que o escocês seria o jogador mais decisivo de toda a temporada! McTominay foi a maior surpresa do campeonato, e provavelmente o ponto de viragem da sua carreira.

Saelemaekers (Roma) - 7,4

O belga da Roma começou a época no AC Milan e terminou-a com um golo, com a camisola dos Giallorossi. Poucas presenças (22) devido a uma época difícil, mas uma elevada densidade de bónus quando utilizado: sete golos e três assistências.

Avançados:

Zaccagni (Lazio) - 7,3

A época da Lazio não terminou da melhor maneira, nomeadamente com a qualificação para uma das taças europeias. Mas o número 10 não dececionou: oito golos e seis assistências, embora não tenha recebido mais bónus depois de 2 de março.

Retegui (Atalanta) - 7,3

Contratado às pressas ao Génova após a lesão de Gianluca Scamacca, marcou de todas as formas, estreando-se com dois golos e até mesmo marcando quatro golos numa partida contra o Hellas Verona.

Lookman (Atalanta) - 7,3

O nigeriano já é um dos melhores jogadores do nosso campeonato: quando está em alta, não há defesa que consiga contê-lo, mesmo que alguns desentendimentos com Gasperini tenham limitado o seu desempenho.