Mais

Osimhen com futuro em aberto: Porta fechada no Nápoles, Chelsea e Al Hilal mais longe

Para onde irá Osimhen desta vez?
Para onde irá Osimhen desta vez?HAKAN AKGUN / ANADOLU / Anadolu via AFP
As coisas não estão a correr bem entre o Nápoles e Victor Osimhen (26 anos), e é por isso que o avançado vai abordar o seu futuro pela segunda vez este verão. Na temporada passada, foi dispensado no último minuto para o Galatasaray, por empréstimo de uma temporada. O gigante turco quer contratar em definitivo um dos melhores atacantes da atualidade. O Al Hilal também estava interessado em contratar o atacante, mas, segundo as últimas informações, o nigeriano não chegou a um acordo com o clube.

A relação de Osimhen com o Nápoles, onde tem contrato até o verão de 2026, foi abalada no ano passado após uma transferência fracassada para o Al Ahli. Os Partenopei terão exigido 85 milhões de euros ao clube da Arábia Saudita e receberam uma proposta inferior em cinco milhões.

O jogador perdeu o seu salário de 40 milhões de euros por ano durante quatro anos e o seu agente perdeu a comissão de transferência, tendo este último dado a conhecer a sua frustração, através de telefonemas a membros da direção.

Como parte do drama que se desenrolou no último dia da janela de transferências, o Chelsea lançou posteriormente uma tábua de salvação ao nigeriano. No entanto, as condições do jogador eram demasiado duras para os Blues e, no final do dia, ficou claro que Osimhen não iria jogar na principal competição europeia. Na Turquia, porém, a janela de transferências ainda estava aberta e o franco-atirador deu um grande abraço ao Galatasaray.

Deu certo na Turquia

Osimhen teve uma temporada magnífica em Istambul, marcando 37 golos em todas as competições e tornando-se o jogador com mais golos no seu primeiro ano na Turquia. Na Liga Europa, o Galatasaray foi eliminado nos 16 avos-de-final, ao ser derrotado por 6-3 pelo AZ Alkmaar. No entanto, para o grande clube de Istambul, a conquista da primeira divisão turca significa a participação na Liga dos Campeões para a próxima época, pelo que não perderá as competições europeias.

No entanto, a bem-sucedida temporada fora de casa está a chegar ao fim e Osimhen tem de voltar a tratar do seu futuro. Desta vez, foi outro clube da Arábia Saudita, o Al Hilal, que se apresentou. Neste caso, trata-se de uma proposta de três anos. De acordo com Fabrizio Romano, a transferência para o Médio Oriente está à beira do colapso, uma vez que não há acordo com o jogador.

Há várias especulações sobre o salário oferecido e exigido. Diz-se que o jogador estaria a exigir 40 milhões de euros por ano para deixar a Europa. Prefere ficar no velho continente, o que o Galatasaray quer aproveitar novamente. Desta vez, está disposto a contratar o nigeriano a título definitivo e a enviar 60 a 65 milhões de euros para o Nápoles. O próprio jogador receberia 15 milhões de euros por ano, num contrato de quatro anos, se a proposta dos turcos fosse aceite.

Osimhen tem demasiadas exigências?

John Obi Mikel, antigo médio do Chelsea, tem feito um forte lobby pela transferência do seu compatriota para Londres. Enfatizou que Osimhen merece uma transferência e que o clube precisa fazer mais, mas os Blues não estão dispostos a aceitar as exigências do jogador e do agente, pois isso representaria uma mudança significativa na estrutura salarial.

Em Nápoles, o jogador recebe mais de 192 mil euros por semana, ou seja, 10 milhões de euros por ano. Em Inglaterra, isso faria dele o 40.º jogador mais bem pago. O jogador insiste que, para onde quer que vá, não vai ceder nas suas exigências salariais e quer melhorar. Outro fator importante são os impostos. Enquanto os clubes turcos pagam 20%, os clubes da Premier League têm de pagar 45%. Se a taxa de transferência não estivesse associada à transferência do jogador, provavelmente mais clubes grandes o procurariam.

No entanto, a cláusula de rescisão de 75 milhões de euros prevista no seu contrato com o Nápoles afasta a maioria das equipas. O futebolista mudou de agente, depois de ter falhado as transferências para o Al Ahli e para o Chelsea, no ano passado, o que, de acordo com relatos em Itália, parecia ser um desafio em si mesmo.

Os Partenopei estão dispostos a negociar e a ceder o jogador por um valor um pouco mais modesto, o que o Galatasaray quer aproveitar. Osimhen adorou a vida na Turquia e também teria gostado da Liga dos Campeões, mas não numa das cinco principais competições europeias.