Osimhen e Kvaratskhelia juntam-se a Maradona após temporada incrível

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Osimhen e Kvaratskhelia juntam-se a Maradona após temporada incrível

Osimhen e Kvaratskhelia comemoram juntos no início da temporada
Osimhen e Kvaratskhelia comemoram juntos no início da temporadaProfimedia
Victor Osimhen e Khvicha Kvaratskhelia estão ao lado de Diego Maradona como grandes nomes do Nápoles, depois de terem levado o maior clube de futebol do sul de Itália ao seu terceiro título da Serie A. Mas por quanto tempo?

Osimhen e Kvaratskhelia formaram uma parceria devastadora nesta temporada, que foi fundamental para que o Nápoles conquistasse o seu primeiro Campeonato Italiano desde 1990 e realizasse os sonhos de uma geração de adeptos.

Osimhen tornou-se um dos avançados mais demolidores do futebol europeu, marcando golos a torto e a direito e liderando a equipa com o seu imenso trabalho dentro e fora de campo.

Em 27 jogos no campeonato, Osimhen marcou 22 golos, mais três do que o seu rival mais próximo ao título de Capocannoniere, ou seja, é o melhor marcador do campeonato a cinco jogos do fim.

Os números de Victor Osimhen na Serie A
Os números de Victor Osimhen na Serie AFlashscore

A lesão sofrida na pausa internacional abrandou o ritmo de golos do avançado nigeriano, mas entre o regresso de uma lesão na coxa, em meados de outubro, e a última partida das eliminatórias para a Taça das Nações Africanas, no mês passado, teve uma média de um golo por jogo.

Osimhen marcou 23 vezes em 23 jogos em todas as competições durante esse período, levando o Nápoles à beira de um Scudetto histórico e tornando-se um verdadeiro ídolo dos adeptos, mesmo antes de marcar o golo que garantiu o título na quinta-feira.

Bolos, cafés e ovos de Páscoa começaram a ser feitos em sua homenagem, enquanto crianças de toda a cidade usam máscaras semelhantes às suas. Recortes de papel seus e de Kvaratskhelia aparecem ao lado de murais antigos de Maradona em Nápoles, assim como representações separadas da nova dupla dinâmica do Nápoles.

"Você pode passar a bola para ele ou para trás e ele consegue sempre apanhá-la", disse o técnico do Nápoles, Luciano Spalletti, no início do mês. "Além disso, é o favorito dos adeptos e, quando joga, cria uma onda de entusiasmo em toda a equipa. Jogadores como ele são feitos de algo diferente".

Victor Osimhen na partida contra a Udinese, na quinta-feira
Victor Osimhen na partida contra a Udinese, na quinta-feiraReuters

Dupla dinâmica

Mas, apesar de o Nápoles estar atualmente no topo do mundo, o futebol italiano não é o mais rico e poderoso do mundo há décadas, e a ideia de jogadores da sua qualidade permanecerem durante os sete anos que Maradona permaneceu parece agora uma fantasia. Osimhen e Kvaratskhelia marcaram pouco menos de metade dos 69 golos do Nápoles no Campeonato Italiano.

Talvez demasiado pressionado para render na sua primeira temporada num grande campeonato, Kvaratskhelia teve uma queda de rendimento nas últimas semanas, mas tanto ele quanto Osimhen brilharam tanto nesta temporada que já se questiona o futuro de ambos.

O Nápoles é um dos poucos clubes da Serie A com uma situação financeira estável, mas o proprietário Aurelio De Laurentiis vai acabar por querer fazer dinheiro com os seus ativos mais valiosos.

Já há rumores de que estão a ser oferecidas somas de nove dígitos por Osimhen, cujo contrato expira dentro de dois anos e que disse no mês passado que o seu "sonho é jogar na Premier League um dia".

No final do mês passado, De Laurentiis criticou os jornalistas locais que perguntaram ao magnata do cinema sobre a renovação do contrato de Kvaratskhelia, que vai até 2027, chamando-os de "chatos que só pensam em dinheiro sujo".

No entanto, na realidade, o Nápoles está a preparar a extensão de um ano do contrato de Kvaratskhelia, mais do que duplicando o seu salário de 1,2 milhões de euros por época, numa tentativa de afastar a atenção dos clubes mais ricos da Europa.

Uma nova participação na Liga dos Campeões, depois de chegar pela primeira vez aos quartos de final, pode ainda convencer Osimhen a ficar mais um pouco, tempo suficiente para que o clube tente passar de uma história romântica para se firmar como uma força séria em casa e no exterior.