Palmeiras vai processar John Textor por declarações sobre arbitragem

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Palmeiras vai processar John Textor por declarações sobre arbitragem

John Textor será alvo do Palmeiras na Justiça
John Textor será alvo do Palmeiras na JustiçaVitor Silva/Botafogo
O Palmeiras anunciou esta segunda-feira que vai processar o dono da SAF do Botafogo, John Textor, na Justiça, por envolver o nome do clube em acusações de corrupção da arbitragem. O norte-americano tem afirmado, sem apresentar provas, que várias partidas do futebol brasileiro foram manipuladas.

"A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que tomará todas as medidas legais cabíveis – nas esferas civil, criminal e esportiva – contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, para que ele responda pelas declarações irresponsáveis e levianas que, recorrentemente, têm envolvido o nome do atual bicampeão brasileiro", iniciou o comunicado divulgado pelo clube paulista.

A ação do Palmeiras deve-se a uma declaração recente de John Textor, em que referiu que jogos dos Brasileirões de 2021, 2022 e 2023 foram manipulados. O proprietário do Botafogo citou a goleada do Palmeiras sobre o Fortaleza por 4-0, em 2022, como um dos jogos que sofreram interferência. Não foi apresentada nenhuma prova para a acusação.

"O relatório da manipulação de resultados é relacionado com um jogo que terminou em 2022, era um jogo do Palmeiras. Parece que o Palmeiras não estava envolvido. Era Palmeiras-Fortaleza. Essa prova foi enviada para a CBF, não sei quem estava envolvido nisso, eu não estava envolvido", declarou John Textor.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) estabeleceu um prazo para que dono da SAF do Botafogo apresente as provas sobre as acusações. O Palmeiras, no seu comunicado, também fez um apelo ao empresário para que mostre as informações aos órgãos competentes.

Palmeiras e Botafogo disputaram o título brasileiro de 2023
Palmeiras e Botafogo disputaram o título brasileiro de 2023Vitor Silva/Botafogo

"Se Textor tem informações sobre a prática de atos ilícitos no futebol brasileiro, que as apresente imediatamente aos órgãos competentes, incluindo os públicos", pediu o Palmeiras.

Segundo o GE, John Textor está a planear recorrer ao Ministério Público do Rio de Janeiro ou ao Ministério Público Federal, em Brasília.

Comunicado oficial do Palmeiras:

"A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que tomará todas as medidas legais cabíveis – nas esferas civil, criminal e esportiva – contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, para que ele responda pelas declarações irresponsáveis e levianas que, recorrentemente, têm envolvido o nome do atual bicampeão brasileiro.

A nossa história de 109 anos é pautada pela ética e pelo respeito aos adversários e entidades. Se Textor tem informações sobre a prática de atos ilícitos no futebol brasileiro, que as apresente imediatamente aos órgãos competentes, incluindo os públicos.

Aceitar a derrota, por mais dolorida que ela seja, é o primeiro passo a ser dado por quem almeja se reerguer. Vale lembrar que, no ano passado, sofremos uma dura eliminação na semifinal da Libertadores, mas a superamos rapidamente porque tivemos autocrítica e não terceirizamos culpas. 

Em vez de administrar um momento de instabilidade com a frieza que se espera de um empresário, porém, Textor prefere se portar como um caricato cartola à moda antiga.

Ressaltamos o nosso mais profundo respeito pelo Botafogo de Futebol e Regatas, clube centenário com o qual tivemos o privilégio de disputar, em 2023, um dos mais emocionantes Brasileiros da história."